Falar de turismo é importante e com o secretário de Turismo de São Paulo, se torna mais importante ainda. Roberto de Lucena estava na 45ª Abav Travel SP e concedeu uma entrevista exclusiva para Editora News
A secretaria do Turismo está retomando e já podemos ver que o governo está dando total apoio para o turismo, neste momento em que nós saímos uma pós-pandemia. O Secretário de Turismo conta o que é que a gente pode esperar? Que tipo de apoio o turismo vai receber do Estado?
2021 foi um ano difícil saindo da pandemia, 2022 foi o ano da recuperação e agora em 2023 retoma os índices de pré-pandemia, Roberto revela que os planos agora são de expansão.
“São Paulo tem um menu de turismo muito diverso, vamos trabalhar em várias frentes, desenvolvendo novos eixos, apoiando e consolidando os eixos que já são conhecidos, principalmente no interior de São Paulo, segundo a ordem o comando do Governador Tarcísio, em relação ao turismo, que foi descentralizar e interiorizar” – falou Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Um dos passos importantes que o turismo precisa é melhorar a conectividade, aumentar o número de aeroportos, aumentar o número de voos, baratear as passagens. Em contraponto temos o nosso modal rodoviário e em São Paulo temos as melhores rodovias do Brasil e temos em planejamento o modal ferroviário que o governador Tarcísio de Freitas está perseguindo o objetivo de implantar o Trem Inter cidades.
Tudo leva a crer que é o ano do turismo e o ano de São Paulo, e o secretário falou num ponto que as pessoas estão com muitas expectativas: O modal Ferroviário; porque está se esperando muito da ligação do retorno de São Paulo. Recentemente, o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga disse sobre essa essa possibilidade e todos criaram uma grande expectativa.
Apesar de não haver uma previsão clara por parte do secretário, mas Roberto Lucena afirma com a certeza de que este projeto vai sair do papel, porque o governador Tarcísio de Freitas “é um fazedor”. Contudo, o Brasil já conhece a capacidade que ele tem de tirar os projetos do papel e torná los concretos e executáveis.
Tarcísio vem renovando e está fazendo uma gestão, que em pouco tempo já ganhou repercussão e acreditamos que essa nova gestão veio para realmente deixar São Paulo, que já é conhecida como a capital do mundo, um estado mais precursor e a frente de muitas questões e se destacando no mundo.
“São Paulo é uma locomotiva, é o Estado que tem hoje a maior força, maior estrutura e nós unimos essa força de São Paulo, a vocação de São Paulo de ser bandeirante de ser precursor e a vontade de um governador que é um líder que vai para o chão da fábrica, que se compromete com o povo que está interessado em solucionar os problemas que tem efetividade nas suas ações. O momento para São Paulo é um momento muito favorável” – falou o Secretário de Turismo, Roberto Lucena.
São Paulo certamente vai enfrentar esse crise econômica que é nacional, e ela consequência de uma crise econômica mundial, mas São Paulo vai sair na frente, tem dado sinais de vigor de força. Por exemplo o governador Tarcísio esteve na Europa buscando investimentos para o Estado em diversas áreas e nós estamos temos diante de uma grande oportunidade que eu tenho certeza que São Paulo não vai desperdiçar.