Nova Ameaça Contra o Tiktok

A nova ameaça ao TikTok surge com a ascensão da plataforma chinesa de vídeos curtos, ReelShort, que recentemente ultrapassou o TikTok como o aplicativo de entretenimento mais baixado na loja americana da Apple, em apenas quatro dias no mês passado, conforme reportado pelo site financeiro chinês Yicai.

Lançado fora da China em agosto do ano passado, o ReelShort apresenta-se como uma espécie de TikTok de novelas, oferecendo dezenas de capítulos de um a dois minutos, muitas vezes encerrados com ganchos para incentivar os usuários a assistir ao próximo episódio. As narrativas são parcialmente adaptadas de roteiros chineses que ganharam popularidade durante a pandemia, com dramas românticos levados ao extremo, de acordo com o correspondente da Folha na Ásia, Nelson de Sá.

Em termos numéricos, a indústria de “microdramas” estimada em 25 bilhões de yuans (R$ 17 bilhões) tem no ReelShort um dos principais expoentes. A audiência fora da China é predominantemente composta por mulheres (70%), sendo que 48% do público tem mais de 45 anos.

 

No entanto, o modelo de negócios do ReelShort enfrenta críticas dos usuários devido à limitação do acesso gratuito aos primeiros capítulos e à abundância de inserções comerciais. Além disso, o setor enfrenta desafios em relação ao seu caráter apelativo, com a agência estatal de rádio e televisão da China determinando uma campanha de “retificação” do conteúdo das plataformas.

editora: