A maior área de Portugal está repleta de edifícios históricos icônicos
O Alentejo, a maior região de Portugal, é famoso pelos seus vinhos, belas paisagens naturais (incluindo campos verdes e vastas vinhas) e aldeias encantadoras (mais como contos de fadas). Além disso, em todo o território alentejano encontram-se edifícios repletos de histórias. Existem igrejas antigas, mosteiros centenários, castelos medievais e muito mais.
São tantos que o viajante consegue fazer um guião totalmente centrado na compreensão deste património, que não só preserva a história do país, mas também preserva um pouco da cultura do país, o que torna a região o local mais autêntico de Portugal.
Portanto, listamos os seguintes oito castelos imperdíveis na área. Verificação de saída!
Arraiolos
Este é um dos poucos castelos do mundo com edifícios redondos, por isso vale bem a pena uma visita. O hotel fica a apenas 20 minutos de Évora, principal destino do Alentejo, no topo do Monte de São Pedro, rodeado por paredes ovais. Para além de visitar o castelo, pode também desfrutar de belas vistas de 360º sobre o campo alentejano.
Beja
A torre está localizada no extremo sul da área e tem 40 metros de altura. No entanto, esta parte do castelo não é apenas grande em escala, mas também única em beleza. Os viajantes podem subir 200 degraus para ver a paisagem magnífica. A torre é composta por três salas com elementos inspirados nos muçulmanos, na Idade Média romana e no manuelino.
Elvas
Este castelo é considerado Património Mundial da UNESCO juntamente com outros edifícios históricos de Elvas. É um dos melhores exemplos da arquitectura militar portuguesa. Devido à sua proximidade com a Espanha, a própria cidade é uma verdadeira fortaleza. Além do castelo, os visitantes também podem visitar vários fortes da cidade.
Estremoz
Atualmente existe uma pousada no Castelo de Estremoz. Mas ainda é possível vê-lo. O seu destaque é a espectacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e em mármore branco. Junto ao castelo encontra-se uma estátua em homenagem à Rainha Isabel, famosa pelo milagre de transformar moedas em rosas no século XIV.
Evoramont
Para quem gosta de arquiteturas diferenciadas, o Castelo de Evoramont é a escolha perfeita. É composto por quatro torres circulares, com três andares nobres do Renascimento italiano, e suas salas monumentais com impressionantes abóbadas góticas.
Marvao
Castelo de Marvão (Castelo de Marvão) fica a poucos quilómetros de Castelo de Vide e situa-se no ponto mais alto da serra de São Mamede, a 843 metros acima do nível do mar, com belas paisagens. Em um dia claro, você pode ver a Espanha do topo da torre! A excelente proteção e as paredes largas também deixaram uma impressão profunda.
Monsaraz
Esta é uma das típicas aldeias de charme do Alentejo, e o seu castelo tornou-se num ponto turístico muito apreciado na zona. Isto porque, ao subir edifícios, o visitante avista o magnífico Alqueva, que nada mais é do que o maior lago artificial da Europa. Ao pôr do sol, a paisagem fica ainda mais impressionante.
Montemor-o-Novo
Esta vila possui um castelo encantador construído sobre as ruínas de fortificações muçulmanas. Embora o seu estado actual seja comparável à glória anterior, a sua importância histórica persiste: sobreviveu ao terramoto de 1755 e à invasão francesa, e foi palco dos últimos preparativos para a travessia da Índia de Vasco da Gama.