Abertura do Dezembro Vermelho
Com o tema “Maranhão na luta pela redução da transmissão vertical do HIV”, o governo do Maranhão deu início à programação do Dezembro Vermelho às 10h desta terça-feira (1º), o que implica que Conscientização para prevenção e assistência. Proteger e promover os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. A agenda de abertura da campanha incluiu um encontro social no Terreiro Casa Fanti-Ashanti e a assinatura de uma carta aberta sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Além do início do evento, o evento também comemora o Dia Mundial da AIDS. A carta aberta revela o trabalho intersetorial no planejamento, execução e fiscalização participativos, e também visa a sensibilizar os gestores municipais para a busca de ações integradas de implementação de ações de saúde pública que garantam a proteção, prevenção e controle da aids da população. Riscos, lesões e doenças.
Sobre a Transmissão Vertical
A transmissão vertical refere-se à propagação da infecção ou doença da mãe para o bebê. O diagnóstico precoce (usando teste rápido) e o cuidado pré-natal adequado podem reduzir a transmissão vertical. A presença de infecções sexualmente transmissíveis durante a gravidez pode afetar a criança e causar complicações, como aborto espontâneo, parto prematuro, doença congênita ou morte neonatal.