Vereadores de Sorocaba prestam homenagem ao “Junior Mosko no Xingu”
No programa Junior Mosko Revela deste sábado (17) apresenta em detalhes os votos de congratulação que o artista e diretor Junior Mosko recebeu por realizar o documentário “Junior Mosko no Xingu”
O artista e diretor Junior Mosko realizou uma expedição no Parque Nacional do Xingu, parque este que pertence ao município de Querência-MT. A convite da própria cidade, à frente o prefeito Fernando Gorgem, com autorização da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Muitos vereadores deixaram sua sincera homenagem ao artista Junior Mosko, ressaltando seu trabalho pela Cultura de Sorocaba. Foram eles:
Fausto Salvador Peres (Podemos):
“Ele saiu de Sorocaba, foi para o Mato Grosso conhecer os indígenas para mostrar como eles vivem, temos que parabenizar toda a equipe pela realização deste documentário. O Junior é um cidadão exemplar na nossa cidade, uma pessoa que faz um trabalho maravilhoso na questão da cultura, da arte, e a prefeitura sozinha não consegue desempenhar tudo para a comunidade, então quando temos uma pessoa como Junior Mosko com a experiência e conhecimento na área da cultura vai beneficiar a população, isso é um dever nosso como representantes do povo de Sorocaba contribuir com esse projeto”.
Fernanda Garcia (PSOL):
“O Junior é uma referência na área do teatro e proteger os indígenas é uma questão que diz respeito a toda comunidade, porque eles são a nossa base, o Brasil é formado pelos indígenas e depois vieram os outros povos, somos uma mistura. O trabalho foi muito bom, torço para que tenha novas reportagens e novas histórias, quero parabenizar porque a reserva do Xingu é um lugar que eu ainda quero conhecer, nós sabemos que ele também leva as pessoas para conhecer outros estados e faz isso de uma forma divertida com seriedade, ele trás um trabalho importante para o nosso estado e para o Brasil, inclusive para a nossa cidade”.
Péricles Régis (Podemos):
“Parabéns ao Junior e todos envolvidos no projeto, porque nós temos que tirar o preconceito que existe nas pessoas e a arte faz isso através do documentário, hoje só sabemos sobre os povos indígenas de acordo com o’que vemos na televisão e não conseguimos ter a verdadeira dimensão de como eles vivem. O Junior tem feito o seu papel com maestria na área das artes, particularmente eu me apaixonei pelo projeto Ponto Cego, pessoas com deficiência visual atuando em uma peça de teatro é inovador e inclusivo. O povo de Sorocaba agradece a atuação de Junior Mosko, essa singela homenagem é apenas a representação do que o povo Sorocabano pensa a respeito da sua pessoa”.
Dylan Dantas (PSC):
“Eu acredito que precisamos conhecer a história e o nosso país tem muita, e aqueles que vieram primeiro nesta terra podem fazer isso melhor, eu sou descendente da tribo pataxó então pra mim é um orgulho estar falando sobre isso. A câmara municipal é composta pelos vereadores que foram eleitos pelo povo, somos a voz do povo e por isso é importante a câmara propor essa homenagem”.
Rodrigo do Treviso (União Brasil):
“A importância dele trazer para o nosso conhecimento a vivência deles, mesmo na cultura eles se reúnem muito, fazem competições e isso é bem legal”.
Iara Bernardi (PT):
“O Júnior foi homenageado por um trabalho que eu vejo como de suma importância, que foi dar destaque aos povos originários, trazer a público a situação, a falta de apoio da funai, reforçando a falta de política pública com a separação das terras indígenas”.
João Donizeti (PSDB):
“Eu acho super importante esse trabalho que eu chamo de trabalho de resgate dos primeiros povos, que na verdade é um povo discriminado pela nossa sociedade, o Xingu é uma referência dos povos ali do centro-oeste do nosso país e é um símbolo de resistência por conta da pressão que eles sofrem com relação ao seu território, o seu solo e que precisa ter visibilidade pelos veículos de comunicação. Parabéns ao Junior e toda a equipe pela realização deste trabalho e parabéns a câmara municipal de Sorocaba pelo reconhecimento”.
Cláudio Sorocaba (PL):
“Nós sabemos do trabalho que o Junior Mosko faz, de sempre ajudar os mais necessitados, nós vemos isso na questão das nossas crianças que muitas vezes o governo federal deixa de fazer o seu trabalho e com a comunidade indígena não é diferente, então nós vemos o Junior fazendo esse trabalho para os indígenas a gente fica feliz. Essa não é uma homenagem do Cláudio, mas de todos os vereadores porque todos os projetos para cultura nascem aqui no legislativo. Quero parabenizar o trabalho do Junior e para todos os envolvidos, toda sua equipe e que continuem trabalhando pelo nosso povo”.
Os depoimentos foram coletados em entrevistas ao programa Junior Mosko Revela, o artista Junior Mosko agradece a todos pelo reconhecimento, afirmando que essas homenagens servem para legitimar o trabalho que é feito. O documentário Junior Mosko no Xingu está indo ao ar em episódios na TV Com Sorocaba e TV Com Brasil, a versão completa tem previsão de lançamento para o final do mês de Novembro.
Veja também Junior Mosko recebe votos de congratulação pelos 40 anos de teatro