Trabalhadores pedem por menos reuniões nas empresas!
Reuniões intermináveis, emails acumulados e a busca constante pelo equilíbrio entre produtividade e bem-estar no ambiente de trabalho são desafios enfrentados por muitos profissionais
Uma pesquisa recente conduzida pelo Slack, envolvendo mais de 10.000 funcionários de diferentes partes do mundo, revela que a maioria dos trabalhadores considera duas horas diárias como o limite para não se sentir sobrecarregado com reuniões.
Segundo a pesquisa, 27% dos funcionários afirmam passar muito tempo em reuniões, um número que sobe para impressionantes 55% entre os executivos. Este cenário se reflete na percepção de tempo insuficiente para se concentrar no trabalho, mencionado por mais da metade dos entrevistados que relatam passar demasiado tempo em reuniões.
Outro aspecto abordado pela pesquisa é o tempo dedicado à resposta de emails, uma tarefa que 25% dos trabalhadores consideram demandante, chegando a 43% entre os profissionais em cargos de liderança. Uma pesquisa anterior da Microsoft, realizada no primeiro semestre do ano, corrobora esses achados, indicando que os funcionários gastam cerca de dois dias de trabalho por semana em reuniões e emails.
IA como Solução:
Diante desse cenário, a pesquisa do Slack também explora a percepção dos trabalhadores em relação à Inteligência Artificial (IA) como uma solução para otimizar o tempo no ambiente corporativo. A resposta mais citada foi o interesse em “notas e resumos de reuniões”, seguida por “assistência na escrita” e “automação de fluxos de trabalho”. Mais de 80% dos entrevistados veem potencial nessas aplicações da IA para melhorar a eficiência no trabalho.
Christina Janzer, vice-presidente de pesquisa e chefe do laboratório de força de trabalho do Slack, destaca que um assistente de IA capaz de resumir com precisão as notas de reuniões e automatizar fluxos de trabalho pode ser a chave para liberar tempo e alcançar o equilíbrio necessário para o sucesso profissional. No entanto, mais de 80% dos trabalhadores acreditam que a IA ainda não está contribuindo significativamente para a melhoria da produtividade no trabalho.
Perfis Diversificados:
A pesquisa também revela que a insatisfação em relação ao excesso de reuniões não é uniforme entre todos os perfis de funcionários. Cerca de 10% dos trabalhadores, especialmente aqueles com menos de um ano na empresa e com menos de 30 anos de idade, relatam passar pouco tempo em reuniões. No entanto, esses indivíduos associam essa realidade a uma queda no senso de pertencimento e produtividade na empresa.
Diante desses desafios, a busca por estratégias eficazes para gerenciar o tempo no ambiente de trabalho continua, com a IA emergindo como uma possível solução, embora ainda haja espaço para aprimoramentos e uma maior aceitação por parte dos profissionais.