Escrito por Ana Cristina
Com direção de Junior Mosko, o espetáculo “A lição” é inspirado no teatro do absurdo do dramaturgo Eugène Ionesco e foi encenado em 2016 pelos atores do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI-Sorocaba. A peça apresenta, com um equilíbrio entre a abordagem cômica e trágica, uma relação doentia por parte de um professor com sua aluna.
Para assistir ao espetáculo na íntegra, acesse o link da plataforma YouTube a seguir:
Mesmo com poucos personagens, o enredo traz uma grande mensagem e denuncia práticas abusivas que estão, infelizmente, presentes na realidade. Assim como na versão original de Eugène Ionesco, a adaptação aborda as relações de poder entre as personagens por meio de interpretações que ultrapassam o senso comum. Porém, Junior Mosko explora as questões que se referem à atualidade; assim, há uma roupagem brasileira na dramaturgia que tem como foco a agressão sexual e abusos por parte do professor e da criada que se aproveitam da inocência da estudante.
“A Lição” utiliza um certo absurdo cômico em determinados momentos para alertar os pais sobre o cuidado que devem ter com os seus filhos, visto que os atores encenam algo que realmente acontece. Além disso, mostra no final que aqueles que abusaram da aluna, não o fizeram apenas uma vez, era uma atrocidade que se repetia com frequência, mesmo anos depois.
A peça se passa, em sua maioria, durante aulas particulares que uma jovem busca para conseguir aprender mais. Inocentemente, ela se esforça para compreender matemática e outras línguas, enquanto o professor começa a agradá-la além do comum. Logo, ele passa a cobrá-la e tocá-la de maneira indevida e maliciosa, fazendo um contato físico que não poderia. Apesar do exagero cômico ao tratar do caso, o resultado ainda é trágico e o espetáculo continua com práticas que parecem absurdas, mas ocorrem na vida real.
Com o crescimento de uma personagem, os abusos seguem ocorrendo e ninguém nota. O tempo passa, o professor e sua criada envelhecem, mas “A Lição” mostra que a situação permanece se repetindo sempre que um novo aluno chega em busca de uma lição. O forte enredo e as ótimas atuações atingem o público que passa a se atentar às relações sociais e seus abusos que podem parecer imperceptíveis, deixando sequelas nos envolvidos, nas vítimas e na sociedade.
A adaptação de “A Lição”, por Junior Mosko, mostra o poder transformador que o teatro tem na sociedade ao retratar e expor suas piores facetas, a arte grita para que o público perceba a atrocidade em suas vidas e parta para uma reflexão, acompanhada de mudança . Ao final da gravação disponibilizada no YouTube, o ator Luciano Pais deixa seu depoimento: “A peça foi um pouco pesada, mas fizemos com todo nosso amor ao teatro, a mãe de todas as artes. Nos doamos para fazer uma peça ousada e perigosa”, comprovando o esforço notável durante o espetáculo e o resultado de uma pesquisa conjunta com a entrega do diretor e do elenco.
Elenco: Bárbara Brito, Déborah Moreira, Luciano Pais, Felipe Funes, José Marcos de Paula e Maria Helena Antunes