A VIAGEM AO FAZ DE CONTA – Uma lição sobre amizade e união

Por Garbila Bizutti

O espetáculo infantil “A Viagem ao Faz de Conta”, escrita por Walter Quaglia e interpretada em 1988 pela Cia Profissional, dirigida por Junior Mosko e com cenografia de Marcos Antunes, nos traz uma viagem para aprender sobre a importância da união e das amizades em nossas vidas. O espetáculo teatral completo está disponível na plataforma digital “YouTube”, no canal do artista Junior Mosko segue o link.

Até quando as brigas serão necessárias para se fazer novas amizades? Na peça teatral este questionamento é persistente na cabeça e ações do menino Juca, que tem que lidar com as brigas de seu cachorro e sua gata entre si. O assunto tratado no texto é pertinente até os dias atuais e muito além do faz de conta, já que as pessoas estão se tornando cada dia mais intolerantes e irracionais, onde brigas são mais importantes que debates construtivos, o que as tornam mais egoístas e individualistas.



A peça se inicia com um garotinho, Juca, brincando no quintal com seu cachorro Purpeta e sua gata Florisbela, que só brigam e vivem se provocando. Então o garoto decide fazer de conta que os animais falam para eles discutirem e resolver o problema de tantas brigas. Juca então pega um livro, “O Mundo do Faz de Conta”, e sugere ir até a Dona Sabe Tudo que lhes dará um mapa que os levará ao “Pomo da Concórdia”, que é uma maçã da amizade. Eles decidem fazer um foguete para ir ao outro mundo com materiais e brinquedos que tem no quintal de Juca. A troca de cenário acontece em um flashback, e as personagens começam a ver estrelas e astros na própria plateia, um verdadeiro faz de conta.

No meio da viagem eles encontram uma implicação, a Dona Sabe Tudo já não está mais no Mundo do Faz de Conta. Os animais começam a discutir novamente e Juca ameaça voltar à Terra. Os animais param de brigar e Juca insiste para que Dona Sabe Tudo revele o caminho para o “Pomo da Concórdia”, mas ela alega que jogou fora as notícias que falam sobre amizade, pois ninguém mais quer aprender sobre, e completa que, atualmente, é “cada um por si”. Posteriormente ela diz que lembrou onde deixou o mapa, mas que está com a Princesinha das Bolas de Gases, no Reino das Bexigas.

Chegando ao Reino das Bexigas, eles se encantam com sua aparência e os animais ficam assustando um ao outro com histórias fantasiosas. Eles então encontram a Princesinha das Bolas de Gases, que revela que ficou com medo, achando que a movimentação estranha era a Chica Alfinete, uma mulher maldosa, meio humana e meio alfinete, que vive estourando os balões do reino. Eles então saem para buscar o mapa na casa da Princesinha, e entra em cena a Chica Alfinete com o mapa roubado nas mãos. O grupo, agora composto pelos 4 personagens, Purpeta, Florisbela, Juca e Princesinha, decidem se unir para deter Chica Alfinete, já que juntos são mais fortes. Mas a maldosa Chica Alfinete determina que se desuni-los, conseguirá deter um a um. Ela inicia seu plano pelos briguentos da turma, a gata e o cachorro, porém os animais espertos descobrem que quem os provocou foi a malvada mulher, então Purpeta decide enfrentá-la e acaba sendo espetado, ficando desacordado, situação que causa um certo desespero em Florisbela que reconhece o quão importante Purpeta é para ela. Ao se lamentar, Purpeta acorda e juntos chamam Juca e a Princesinha. Pensando juntos, o quarteto decide criar um imã para atrair Chica Alfinete. A armadilha é montada com ferro e a força da união do quarteto. Quando Chica Alfinete é presa, é obrigada a contar onde está o mapa, entretanto eles se deparam com duas opções: acabar com as novas plantações, estourando a bexiga principal ou ficarem presos no Reino das Bexigas para sempre. A Princesinha estoura a bexiga e encontra o mapa. O quarteto então vai em busca do “Pomo da Concórdia”, e em um flashback eles chegam ao destino, seguem o mapa, e se deparam com o quintal da casa de Juca, onde tem-se uma maçã na macieira. Contudo os animais descobrem que não é mais necessário comer o fruto pois eles já se tornaram amigos e, agora, seriam amigos para sempre. A maçã então é levada pela Princesinha para o Reino das Bexigas e será dada à Chica Alfinete, para que ela aprenda o real valor da amizade. O foguete é desmontado e eles voltam ao “mundo real” com uma grande lição de amizade e coletivo.

Elenco: Daniela Mosko, Rafael Nunes, Renato Machado, Angélica Albuquerque, Ana Paula Puertas e Carolina Lopes.

O espetáculo teatral nos apresenta diferentes maneiras de como o querer, a amizade e a união andam juntos, portanto, quando acreditamos em um objetivo e temos amigos conosco, conseguimos ir mais adiante e realizar nossas metas com as forças da amizade, do apoio e da união.

A peça “A Viagem ao Faz de Conta” está muito além da imaginação, nos trazendo ensinamentos importantíssimos para nossas vidas, lições estas que podemos aplicar e, juntos, sermos mais unidos e gratos pelas amizades e pessoas que a vida nos dá. Você já percebeu e agradeceu as pessoas que estão unidas a ti hoje?

editora: