Como todos os anos, o Cacau Show fez doação de ovos nesta Páscoa. A diferença é que o número de ovos aumentou de 200 mil para 1 milhão, chegando a 4.300 instituições diferentes. “Olha, conseguimos chegar a lugares como a fronteira da Venezuela com o Brasil com a ajuda da FAB e das Nações Unidas. Alcançamos 10.000 refugiados, visitamos orfanatos e creches”, relata Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.
Em 32 anos, fundou uma gigante empresa de chocolates, aproveitando o vácuo do mercado nacional – entre a venda de chocolates mais chiques como o de Copenhague e o mais simples de todo o Brasil.
“Estamos trabalhando no presente de Páscoa desde janeiro. E ontem (quarta-feira) conseguimos chegar ao Butantan e à Fiocruz, distribuindo para quem também trabalha sem parar”.
Querendo falar sobre a ação, Costa explica que “queremos entregar isso para as pessoas, para a própria comunidade, né, não é… ah, vamos dar para alguém que faça por nós. Nós cruzamos nossas mãos aqui”.
No total, a Cacau distribuiu 30 toneladas, ou 30 mil quilos de chocolate. “Realizamos muitas atividades, mas a maioria das instituições não espera para retirar seus produtos aqui. Estamos competindo de hora em hora, então pegar os ovos na fábrica foi uma espécie de premissa para podermos doar o que quiséssemos. As brasileiras enviaram uma carreta para buscar ovos. Luisa Helena (Trajano) veio”.
“Geyze Diniz também fez o mesmo”, diz o dono da Fábrica de Chocolate – uma megaloja com área de recreação de 2.000 m², incluindo um miniparque temático, um museu e… uma fábrica de chocolate.
Mas como você escolhe as instituições que ganharão os ovos? Este ano, formamos duas pequenas empresas e consultamos nossos 2.400 franqueados no Brasil. Eles escolheram a maioria das ONGs.
O leilão de ovos que você promove para o GRACC todos os anos faz parte dessa campanha?
“Não, são duas ações distintas: um milhão de ovos e uma para esta instituição. Pela primeira vez, leiloamos ovos de 700 kg. Muitas pessoas reclamaram do que fazer com um ovo tão grande. Então decidimos fazer alguns ovos menores. E mudamos o formato de doação. Este não é mais um leilão. Por exemplo, você pode comprar um ovo de 7 kg de nós e pagar o preço normal diretamente ao GRAAC. Nesse caso, o Cacau vem com a entrega direta do ovo e a entrega correta do produto”.
É uma ação única ou o Cacau Show oferece outros benefícios?
“Temos o Instituto Cacau Show, que reúne 3.000 crianças e jovens da região de Itapevi. Temos professores de educação formal dentro da escola que ensinam matemática, português, informática, esportes e música. Além disso, preparamos jovens de 16 anos para o mercado de trabalho, são os nossos jovens aprendizes”.