Cilene Chabuh – Sec. de Urbanismo e Licenciamento, Sorocaba-SP
Secretária de Urbanismo e Licenciamento de Sorocaba, formada em Engenharia Química pela faculdade Oswaldo Cruz, Pós-Graduada em Engenharia do Petróleo, Gás e Biocombustivel pela FIA e Graduada em Arquitetura e Urbanismo, gosta de estar sempre estudando e mantém uma rotina de exercícios; a convidada da vez no Especial Mês das Mulheres do Programa Junior Mosko Revela é Cilene Chabuh
Tendo a missão de fiscalizar muitas áreas de uma grande metrópole como Sorocaba e pensando em expandir a segurança pública, desenvolvimento industrial, infraestrutura do município (em parceria com o SAAE), meio ambiente e trânsito, Cilene afirma que para dar conta desse planejamento precisar transitar por todas as secretarias e que as mesmas devem trabalhar sempre juntas.
A Secretária afirma que Sorocaba é uma cidade muito grande porém mantém a essência do interior paulista. Com mais de 700 mil habitantes, nos últimos 10 anos Sorocaba se tornou uma cidade com viés industrial.
Cilene afirma que a proposta do governo atual, tendo a frente o Prefeito Rodrigo Manga, é trazer mais empresas para gerar empregos e crescer de forma ordenada.
Recorrente ao período climático que o país está passando nos últimos tempos, com fortes chuvas e enchentes, Cilene Chabuh conta que um planejamento com o SAAE (Serviço Autonomo de Agua e Esgoto) está sendo feito, para prever a quantidade de chuva até o final do ano e assim evitar grandes catástrofes. Afirma Cilene que essa é justamente a característica de uma cidade grande, se não crescer de forma ordenada, acaba tendo esses tipos de problemas.
“A gente tem uma cidade de características de interior, mas que oferece quase tudo que a cidade de São Paulo tem. A gente tem bons hospitais, restaurantes, uma cidade bonita e Sorocaba é bonita” – disse Cilene, Secretária de Urbanismo e Licenciamento
Junior Mosko enfatiza que parte desses problemas de alagamento também são da população, que descarta o lixo de forma irregular. No trabalho, a convidada expõe que a toda equipe de Secretários vão junto ao prefeito para os pontos em que ocorrem alagamentos e avistam móveis, sofás e colchões que são descartadas no Rio Sorocaba pela população de forma constante.
Fiscalização em Sorocaba
Em várias vertentes, a Secretária conta que a fiscalização ocorre na cidade desde um vendedor de pipoca até as Casas de Swing. Enfatiza também que não é proibido haver Casas de Swing, mas que precisam se enquadrar nas leis: vigilância sanitária, acústica, etc.
“Fomos em uma que ficava em frente a uma igreja com pessoas idosas, no Jardim Zulmira e acontecia aquela gritaria. A prostituição em si não é um crime, o aliciamento dela sim, então quando fechamos um Prostíbulo, fechamos porque elas estão sendo aliciadas, trabalham muito e recebem um dinheiro mínimo” – revelou Cilene, Secretária de Urbanismo e Licenciamento.
Furto de Hidrômetros e Cabos Elétricos
A fiscalização nesses casos ocorrem nos ferros velhos, porque receptar é tão crime quanto roubar, se o ferro velho está comprando eles passam a ser criminosos. Já foi recolhido muitos materiais, inclusive da própria prefeitura como grades, tampas de bueiros, etc… O grande trabalho da fiscalização hoje é monitorar o canal de receptação, se a pessoa não tiver para quem vender, então logo não irá mais roubar. Tendo a companhia da Polícia Civil nessas fiscalizações, quando é encontrado material os envolvidos são levados para delegacia e dados como criminosos.
Legislação que defende o criminoso
A Secretária de Urbanismo e Licenciamento usa de exemplos as crianças que vendem pipoca nos semáforos, porque são menores de idade e mesmo atuando na área de fiscalização, não se pode interferir pois infringiria normas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Essa prática sempre tem uma pessoa maior de idade por trás aliciando essas crianças, quem compra dessas crianças está alimentando um crime.
Com o projeto Humanização é feito um trabalho para recolher essas crianças das ruas e oferecer emprego de menor aprendiz.
“Não vejo como combater essa prática de outra maneira, não temos leis para bater de frente. Se eu chegar e colocar as mãos em um menor de idade, conduzi-lo para o carro já estarei cometendo um crime, e de fiscalização passo a ser réu em uma operação” – afirma Cilene, Secretária de Urbanismo e Licenciamento.
Trânsito em Sorocaba
Entrando no Planejamento da Secretaria de Mobilidade, existem investimentos sendo feitos no município em câmeras de monitoramento inteligentes, que controlam o farol. Cilene diz que o trânsito em Sorocaba é em picos, como em todas as outras cidades, e para solucionar isso prevê o investimento para a infraestrutura que o Prefeito Rodrigo Manga está fazendo, trazendo recursos para construção de viadutos que interligam bairros.
Sorocaba para os próximos 10 anos
Cilene Chabuh conta que o Prefeito Rodrigo Manga tem mérito na administração, colocou em cada secretaria um Técnico com o viés necessário, e quando se tem esse tipo de profissional você consegue crescer com planejamento.
“Quando se tem esse olhar, daqui 10 anos, nós vamos ser a cidade mais linda para se viver” – Cilene, Secretária de Urbanismo e Licenciamento.
A curto prazo, para os próximos 2 anos, a Secretária conta que os planos para a cidade de Sorocaba são: a Policlínica e o Hospital Municipal; afirma também que projetos de infraestrutura urbana já estão saindo do papel, de forma que eleve o patamar da cidade na questão trânsito para as boas-vindas de grandes indústrias, plantando uma grande expectativa sobre “coisas boas que estão por vir”.