Como será a vida do advogado pós covid-19

Qual será a vida do advogado pós-Covid-19

*Alessandro Ragazzi

Escritórios vazios e salas de reuniões completas; horários flexíveis; menos contatos e mais telefones celulares … Com certeza vamos abrir o futuro! 

A pandemia parece ter acelerado algumas tendências exponencialmente. Até recentemente, gostávamos de mencionar essa tendência nas conversas de taberna, mas na verdade tínhamos medo da execução. (Na verdade, nem sei quando vai ter taverna).

O mundo “pós-COVID” exigirá que advogados (especialmente advogados “experientes” como eu) façam alguns exercícios de pensamento diário, envolvendo comportamentos, estratégias e ferramentas. 

O hábito de acordar cedo para ir trabalhar parece cada vez menos usado. Essas equipes agora farão reuniões virtuais – os próprios clientes também se encontrarão. Até as audiências (não todas, mas parecem inevitáveis) estão realmente sendo realizadas. O escritório agora está “em casa”.

Depois de passar por todas essas mudanças, vejo uma nova habilidade emergindo, e os profissionais jurídicos que querem “sobreviver” à nova era devem seguir o exemplo: flexibilidade! 

A partir de agora, as reuniões fora do horário “normal” ou “comercial” serão muito comuns aos sábados e domingos. Por exemplo, há intervalos inesperadamente mais longos na terça-feira. Não vamos mais “checar” nossas ações (de agora em diante, serão substituídas por demandas incessantes por resultados).

Os profissionais modernos – apenas minha humilde opinião aqui – serão pessoas que se reinventam a cada dia e em qualquer situação. Ele entregará mais produtos em menos maneiras, mais rápidas, mais seguras e mais eficientes. 

Será alguém que entende que não há fronteiras – poderá fazer negócios no Brasil, Europa ou Ásia na mesma velocidade (claro, respeitando o fuso horário)!

O profissional do futuro viajará menos ao escritório e aprenderá mais sobre sua equipe, seus clientes e suas ideias de projetos.

Espera-se que, como quase toda mudança, nos traga lições melhores, ainda melhores!

Alessandro Ragazzi é advogado radical há mais de 20 anos, graduado pela PUC / SP e pós-graduado em direito tributário pela PUC / COGEAE. É diretor da RAGAZZI ADVOCACIA, que possui escritórios em diversas áreas jurídicas na área consultiva e contenciosa. Sócio e autor de diversos artigos sobre questões jurídicas. Para mais informações por favor visite https://ragazzi.adv.br/

Veja mais de Editora News

Grupo Aquarela em “Especial Ana Castela” no Porções Bar na voz de Amanda Soranz

O grupo Grupo Aquarela Music, referência na cena musical de Sorocaba se apresentará mais uma vez no Porções Bar. Com

“Fazendo Arte” de Junior Mosko comemora os 15 Anos de Existencia

A Associação Cultural Fazendo Arte celebrou seus 15 anos de atuação em Sorocaba com uma confraternização especial reunindo alunos, professores,

“Hitchcock” no Festival Satyrianas sobre violência LGBTQIAPN+

A Cia Os Profanos, fundada em 2017 e reconhecida por seu trabalho com temáticas LGBTQIAPN+, traz uma nova produção ao

Grande Estréia de “Romão e Julinha” de Junior Mosko no Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, o público de Sorocaba foi agraciado com a estreia de “A Verdadeira História de Romão

Junior Mosko em entrevista para TV Alesp fala sobre Associação Fazendo Arte

O Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte, Junior Mosko concedeu uma entrevista para a TV Alesp nesta segunda-feira (07), a

editora: