Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Modules\Ads\Web_Tag::$home_domain is deprecated in /home2/edit0685/public_html/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Modules/Ads/Web_Tag.php on line 37
Deficientes Visuais são acolhidos em Sorocaba - Editora News
Cultura

Deficientes Visuais são acolhidos em Sorocaba

Pensando nos deficientes visuais (baixa visão ou total) a Associação Fazendo Arte iniciou um projeto de acolhimento para essas pessoas, se trata do Grupo Ponto Cego

A Associação Cultural Fazendo Arte está sempre procurando desempenhar um papel de suma importância na cultura de Sorocaba, realizando trabalhos artísticos, dessa vez, com pessoas com pessoas deficientes visuais (Ponto Cego, grupo de teatro e escuta). Dessa forma, tendo mais de 10 anos de trabalho na cidade e com viés de integrar as pessoas deficientes na sociedade atual.

O Grupo Ponto Cego surgiu da necessidade de fazer com que “essas pessoas”, deficientes visuais e cegas se tornem protagonistas da sua própria história, sendo inseridas com o mecanismo da arte, para que uma sociedade que repudia muitas vezes qualquer tipo de deficiência, venha entender que qualquer ser humano, dotado ou não das suas facilidades, possam integrar em nosso universo.

Associação Fazendo Arte tem à frente como Presidente o Diretor de Teatro Junior Mosko, que já é conhecido por montagens de espetáculos com deficientes down, agora está partindo para um trabalho com deficientes visuais:

“Na realidade desenvolvemos um trabalho com seres humanos, porque eu não gosto do rótulo de “síndrome de Down”, “deficientes visuais”. Mas precisa-se muitas vezes usar uma nomenclatura para poder explicar um projeto. O trabalho que estou fazendo com o grupo do ponto cego não tem a pretensão de se transformar num grande espetáculo, ele tem a pretensão de fazer com que essas pessoas se tornem protagonistas de sua história através do fazer teatral, e que elas entendam e possam refletir pela arte. Mas, sem nenhuma pretensão, acredito que possa sim vir a ser transformar num espetáculo, porque a arte nos impulsiona para a vida, acredito que talvez eu seja presenteado como um diretor e poder dirigir um elenco de pessoas cegas” – disse o Presidente da Associação Fazendo Arte, Junior Mosko.

Esse grupo tem o intuito de integrar o deficiente visual (cega ou com baixa visão), que enfrenta dificuldades com o mundo externo e precisa contar com o apoio de pessoas que levem a explorar o que está à sua volta. Assim, a partir de seus órgãos do sentido, reconhecendo o ambiente, usando computador, higiene pessoal, escrita e autonomia nas ruas, ritmo e percepção do que está em sua volta.

Dentro desses desafios, através dos jogos dramáticos com um mergulho no lúdico, desenvolver as habilidades pois o maior obstáculo do deficiente visual não são os buracos, não são os obstáculos físicos e, sim, sua integração no mundo social, profissional e, quem sabe, familiar, pois toda e qualquer situação que não vá de encontro com a convenção social, causa sérias consequências. Consequências essas de adormecimento psicossomático, que levam à terríveis quadros depressivos.

No entanto, o projeto Ponto Cego, vem com o intuito maior de verbalizar os sentidos, através do corpo do deficiente visual.

Grupo Ponto Cego
Todas às Quartas-feiras das 14:30 ás 16 horas

Local: Avenida Eugênio Salerno, 428/Casa 2 (Esquina com a Rua Minas Gerais) – Sorocaba

GRATUITO

Para mais informações, entre em contato logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *