Pessoas com 60 anos (ou mais) tem lugar certo

faca-arte-com-junior-mosko-turma-para-idosos-60

A escola Faça Arte com Junior Mosko fará o lançamento da turma 60+, que se trata de um grupo social para pessoas com mais de 60 anos

O ser humano com idade mais avançada, precisa primordialmente de afeto, amor e ser ouvido. As pessoas têm que entender que eles necessitam de paciência, pois muitas vezes vão falar o mesmo assunto diversas vezes, com toda a empolgação, como se estivessem falando pela primeira vez.



E dentro desse suporte, que uma rede de apoio pode fortalecer, pois, muitas vezes, o familiar mais próximo se desespera e se desestabiliza em ver seu porto seguro se dizimando e, aos poucos, indo embora.

A terceira idade é uma mudança de fase da vida. O que é marcado para eles é a perda, a doença, a aposentadoria, não fazendo mais parte do convívio dos profissionais, limitação física e perda da independência.

60+ / Faça Arte com Junior Mosko

Por isso que é importante para os idosos uma rede de apoio, podendo ser formada, primeiramente, pelos familiares (com suporte), para que eles possam se adaptar à nova realidade e, em seguida, com esta rede que se forma na Faça Arte, onde muitos terão como primeira e única rede de apoio.

A turma 60+ tem como objetivo dar visibilidade, qualidade de vida, sociabilização, oferecer esta relação com a musicoterapia e com a arteterapia (música, dança, teatro, etc.), fornecer apoio e escuta, articular e promover encontros e reencontros, ser um espaço acolhedor, que promove a interação e a alegria.

Os Encontros terão práticas baseadas em atividades, rodas de conversa e jogos diversos, obtendo também interação da arte e do convívio humano. Algumas sugestões a serem
trabalhadas:

  • Atividades Sensoriais
  • Teatro
  • Ginástica com Movimentos Lúdicos
  • Passeios
  • Piqueniques
  • Cafés da Tarde: Tarde com Cafés, Bolos e Chás
  • Tardes Comemorativas: Festa junina, dia do amigo, dia do abraço, natal, aniversários do mês

No que se dá o abandono do idoso: falta de condições econômicas – falta do interesse de cuidar desses idosos
Ideal: rotina de visita com uma influência diretamente do bem estar do idoso, socialização, qualidade de vida, sociabilização;

O que eles sofrem: perda de autonomia (vão se fechando) – fator preponderante: isolamento (que leva a depressão que surge da consequência de abandono);



Quando a velhice chega, os papéis se invertem e aí se dá hora dos filhos retribuírem aos pais. Muitas vezes quando os papéis se invertem, muitos idosos não tem a família tradicional (pai, mãe e filhos), são estes: casais homoafetivos, pessoas que não consolidaram um casamento e pessoas que já tiveram seus cônjuges falecidos; e nesta inversão dos papéis, quando se necessita, com quem o idoso poderá contar?

Por isso a Faça Arte com Junior Mosko está lançando uma turma social neste dia 19, para que as pessoas da melhor idade sejam acolhidas e não em situação de abandono. E você pode realizar a sua inscrição clicando aqui.

editora: