Esse é um serviço gratuito disponibilizado pelo banco, justamente para levar mais comodidade para os contribuintes. Atualmente mais de 6,5 milhões de trabalhadores já aderiram a iniciativa.
O melhor de tudo é que o serviço é totalmente gratuito para celulares de qualquer operadora. Através dele você receberá mensagens avisando sobre os depósitos, valores atualizados e também quanto houver algum valor liberado.
Para se cadastrar no serviço e começar a receber as mensagens é necessário clicar nesse link. No site, busque pela opção CADASTRE SEU CELULAR e então siga as orientações do sistema.
Em questão de minutos você irá se cadastrar e já passará a receber os SMS.
Se você preferir, pode usar o seu cartão do cidadão e senha para consultar FGTS diretamente no caixa eletrônico. O processo também é bem simples e você consegue verificar tanto o histórico de depósitos como os valores atualizados.
Ainda existe uma terceira forma de você fazer a consulta FGTS. É possível entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207.
O ideal é que você tenha os seus documentos em mãos, pois eles serão solicitados durante o atendimento. Basta seguir as orientações do atendente para saber exatamente se os valores estão sendo depositados corretamente, e qual o valor atualizado.
Fez a consulta do FGTS e viu que pode sacar o valor, o que fazer?
Em muitos casos a liberação do FGTS acontece mesmo sem o trabalhador ter sido demitido por justa causa. Ente os mais comuns estão:
⦁ Falência da empresa;
⦁ Quando o contribuinte ultrapassar 70 anos de idade;
⦁ Quando o trabalhador se aposenta;
⦁ Compra ou financiamento de imóvel próprio;
⦁ Caso a conta esteja a mais de três anos sem movimentação
⦁ Em casos de diagnostico de doenças graves ou em estágio terminal que são enquadradas na lista do Ministério do Trabalho, como AIDS e Câncer;
⦁ Em estados de emergência que tenham sido comprovados por portaria publicada pelo governo.
Se o valor do seu FGTS está disponível você pode sacá-lo diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Contudo, é preciso consultar os documentos que são necessários levar.
De modo geral, os três documentos básicos que sempre serão solicitados são o RG, PIS, CPF e carteira de trabalho. Contudo, dependendo do tipo de situação outros também serão solicitados.
Por exemplo, no caso de aposentadoria, além dos itens acima você precisa levar:
⦁ Certidão de concessão de aposentadoria;
⦁ No caso de militares, a transferência para reserva remunerada.
Já no caso das contas inativas, por exemplo, o trabalhador consegue fazer o saque diretamente no caixa eletrônico, casa tenha o cartão do cidadão e a senha. Quem é correntista da Caixa Econômica Federal tem ainda mais facilidade.
Isso porque se o valor da conta inativa do FGTS é liberado, ele é transferido automaticamente para a conta corrente do trabalhador. Assim ele pode fazer o saque com o cartão de débito tradicional e senha.
O ideal é entrar em contato com uma agência bancária da rede antes de ir realizar o saque e perguntar os documentos necessários para o seu caso.