FGTS – Como Consultar? Aprenda o passo a passo

FGTS – Como Consultar? Aprenda o passo a passo

Você sabia que é muito importante saber como consultar FGTS? Esse é um benefício de direito dos trabalhadores que atuam em regime CLT.
O que muita gente não sabe é que cabe ao empregador depositar mensalmente os valores correspondentes a ele. Além disso, esse fundo tem uma rentabilização anual boa, que ajuda na construção de patrimônio.
Nesse artigo, além de aprender como consultar FGTS, você também verá a importância de ficar de olho nos depósitos mensais e na rentabilidade.
Nesse post você verá!

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo e Serviço (FGTS) é um dos benefícios disponíveis para trabalhadores que atuam em regime CLT. Ele tem como principal objetivo dar suporte para o trabalhador que é demitido por justa causa.
Ao ser demitido sem justa causa, o contribuinte pode receber o valor desse benefício. Assim, ele não terá sua situação financeira tão abalada.
Além disso, o FGTS também visa ajudar os brasileiros a formarem um patrimônio. Isso porque, tirando a demissão por justa causa, os valores só podem ser sacados em situações bem específicas, entre elas:
⦁ Financiamento de imóvel;
⦁ Doença grave;
⦁ Mais de três anos sem movimentação na conta.
O fundo é formado através de depósitos mensais que o empregador precisa fazer. A empresa é obrigada a depositar 8% do valor do salário do trabalhador mensalmente.

Qual a importância de saber consultar FGTS?

Saber como consultar FGTS é fundamental para qualquer trabalhador. Isso porque, é esse benefício que dará garantia de estabilidade em casos de demissão por justa causa.
Além disso, ele também é um direito de todos os contribuintes.
Apesar de ser obrigação do empregador depositar o valor correspondente ao fundo todos os meses, é comum encontrar empresas que não cumprem com seus deveres. E isso acaba sendo extremamente prejudicial tanto para o trabalhador como para o Governo.
Isso porque, enquanto o dinheiro não é usado pelo trabalhador, ele acaba servindo para a manutenção de alguns serviços.
Ao consultar FGTS, você pode verificar se o empregador está realmente fazendo os depósitos corretamente. E caso ele não esteja, é possível entrar com medidas cabíveis contra ele.
Por conta disso, não deixe de fazer esse tipo de consulta periodicamente.

Como consultar FGTS no site da Caixa FGTS?

A forma mais simples e rápida de consultar FGTS e saber como o seu benefício está é por meio do site da Caixa Econômica Federal. O cadastro é feito em questão de minutos e você já consegue saber o valor que está rendendo.
⦁ Entre no site da Caixa usando o link ⦁ www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
⦁ Digite o Número do seu NIS que se encontra na carteira de trabalho ou no cartão do cidadão;
⦁ Em seguida, clique em cadastrar senha;
⦁ Uma nova página irá abrir no navegador com os termos de utilização da plataforma. Role a bala de rolagem até o final e então clique em aceito;
⦁ Preencha o formulário que irá aparecer na tela e depois crie uma senha para consultar FGTS;
⦁ Aguarde enquanto o sistema finaliza o seu cadastro e depois acesse mais uma vez a página inicial;
⦁ Digite novamente o seu NIS e agora a sua senha;
⦁ Clique na opção OK.
Você será redirecionado para a Home Page. Nela, é só clicar em FGTS e depois em extrato. Nele você pode conferir o seu benefício e também os valores acumulados de outros vínculos empregatícios.

Aplicativo FGTS

Se você deseja ainda mais comodidade para consultar FGTS, também é possível usar o app desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Ele está disponível de forma gratuita para dispositivos iOS, Android e Windows Phone.
Com esse app, você consegue acessar a conta do seu fundo de garantia em qualquer lugar ou hora. Basta ter uma conexão com internet.
Você pode conferir o extrato de depósitos e salvá-lo em PDF no seu smartphone. Se preferir, também é possível enviar para o seu e-mail. No aplicativo também é possível fazer a atualização dos dados cadastrais, e ainda localizar as agências bancárias da Caixa Econômica Federal mais próximas.
Para usar o app FGTS, você precisa seguir o seguinte passo a passo:
⦁ Abra a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por FGTS Trabalhador;
⦁ Em seguida, toque no app da Caixa Econômica Federal. Ele pode ser identificado por um quadrado branco com as letras FGTS;
⦁ Toque em instalar;
⦁ Aguarde enquanto o app é baixado e instalado;
⦁ Em seguida, abra o app no seu smartphone;
⦁ O próximo passo é digitar o seu NIS e a sua senha;
⦁ Toque em OK.
Você irá logar no app e então terá acesso a todos os serviços disponíveis nele. Viu como é fácil e rápido usar esse aplicativo?

Outras formas de consultar FGTS

Nem sempre o site da Caixa Econômica Federal está funcionando. É comum que ele fica instável ou até mesmo saia fora do ar. O mesmo pode acontecer com o app Meu Trabalhador.
Mas, existem outras formas de você fazer consulta FGTS com facilidade. Para quem deseja ficar ligado nos depósitos mensais, mas sem a necessidade de acessar o site da Caixa todo mês, é possível receber mensagens sobre as movimentações na conta via SMS.
Esse é um serviço gratuito disponibilizado pelo banco, justamente para levar mais comodidade para os contribuintes. Atualmente mais de 6,5 milhões de trabalhadores já aderiram a iniciativa.
O melhor de tudo é que o serviço é totalmente gratuito para celulares de qualquer operadora. Através dele você receberá mensagens avisando sobre os depósitos, valores atualizados e também quanto houver algum valor liberado.
Para se cadastrar no serviço e começar a receber as mensagens é necessário clicar nesse link. No site, busque pela opção CADASTRE SEU CELULAR e então siga as orientações do sistema.
Em questão de minutos você irá se cadastrar e já passará a receber os SMS.
Se você preferir, pode usar o seu cartão do cidadão e senha para consultar FGTS diretamente no caixa eletrônico. O processo também é bem simples e você consegue verificar tanto o histórico de depósitos como os valores atualizados.
Ainda existe uma terceira forma de você fazer a consulta FGTS. É possível entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207.
O ideal é que você tenha os seus documentos em mãos, pois eles serão solicitados durante o atendimento. Basta seguir as orientações do atendente para saber exatamente se os valores estão sendo depositados corretamente, e qual o valor atualizado.
Fez a consulta do FGTS e viu que pode sacar o valor, o que fazer?
Em muitos casos a liberação do FGTS acontece mesmo sem o trabalhador ter sido demitido por justa causa. Ente os mais comuns estão:
⦁ Falência da empresa;
⦁ Quando o contribuinte ultrapassar 70 anos de idade;
⦁ Quando o trabalhador se aposenta;
⦁ Compra ou financiamento de imóvel próprio;
⦁ Caso a conta esteja a mais de três anos sem movimentação
⦁ Em casos de diagnostico de doenças graves ou em estágio terminal que são enquadradas na lista do Ministério do Trabalho, como AIDS e Câncer;
⦁ Em estados de emergência que tenham sido comprovados por portaria publicada pelo governo.
Se o valor do seu FGTS está disponível você pode sacá-lo diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Contudo, é preciso consultar os documentos que são necessários levar.
De modo geral, os três documentos básicos que sempre serão solicitados são o RG, PIS, CPF e carteira de trabalho. Contudo, dependendo do tipo de situação outros também serão solicitados.
Por exemplo, no caso de aposentadoria, além dos itens acima você precisa levar:
⦁ Certidão de concessão de aposentadoria;
⦁ No caso de militares, a transferência para reserva remunerada.
Já no caso das contas inativas, por exemplo, o trabalhador consegue fazer o saque diretamente no caixa eletrônico, casa tenha o cartão do cidadão e a senha. Quem é correntista da Caixa Econômica Federal tem ainda mais facilidade.
Isso porque se o valor da conta inativa do FGTS é liberado, ele é transferido automaticamente para a conta corrente do trabalhador. Assim ele pode fazer o saque com o cartão de débito tradicional e senha.
O ideal é entrar em contato com uma agência bancária da rede antes de ir realizar o saque e perguntar os documentos necessários para o seu caso.

Conclusão

Saber como consultar FGTS é indispensável para qualquer trabalhador. É por meio da consulta que você poderá verificar se o empregador está realmente fazendo a parte dele, e também quanto o seu dinheiro está rendendo.
Como você pôde ver acima, existem várias formas de conferir esse benefício. Aplicativo, site e até pelo telefone. Por isso, não deixe de ficar de olho.
E caso você tenha alguma dificuldade para consultar FGTS, o ideal é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. No Local você poderá receber todas as orientações sobre como realizar o processo e também do benefício.

Calendário para quem NÃO tem conta poupança na Caixa:

Mês de Aniversário Data do Saque (a partir)FGTS
Janeiro 18 de outubro de 2019
Fevereiro 25 de outubro de 2019
Março 8 de novembro de 2019
Abril 22 de novembro de 2019
Maio 6 de dezembro de 2019
Junho 18 de dezembro de 2019
Julho 10 de janeiro de 2020
Agosto 17 de janeiro de 2020
Setembro 24 de janeiro de 2020
Outubro 7 de fevereiro de 2020
Novembro 14 de fevereiro de 2020
Dezembro 6 de março de 2020

Calendário para quem TEM conta poupança na Caixa:

Mês de Aniversário Data do Saque (a partir) FGTS
Janeiro 13 de setembro de 2019
Fevereiro 13 de setembro de 2019
Março 13 de setembro de 2019
Abril 13 de setembro de 2019
Maio 27 de setembro de 2019
Junho 27 de setembro de 2019
Julho 27 de setembro de 2019
Agosto 27 de setembro de 2019
Setembro 9 de outubro de 2019
Outubro 9 de outubro de 2019
Novembro 9 de outubro de 2019
Dezembro 9 de outubro de 2019

editora: