Junior Mosko é tema de Obra Teatral
Escrito por Marcia Polachini, o livro Professor em Cena orienta a prática em sala de aula por meio de procedimentos, reflexões e relações disciplinares na áre de linguagens e sua tecnologias.
Assim como, outros saberes do novo ensino médio a obra apoia o trabalho dos professores, para enfrentarem com autonomia e protagonismo os desafios do mundo, tanto social como individual.
Jogos teatrais e vivências fazem parte das propostas citadas no livro, porque contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o material analisa o trajeto de ensino percorrido no teatro históricamente, através de autores fundamentais como André Antoine e Stanislavski.
Neste livro também é apresentado estratégias de avaliação, são elas: diagnósticas, formativa, promotora e autoavaliação.
O diretor Junior Mosko que é citado no livro, que se tornou referência no teatro estudantil do país, mostra a importância do livro professor em cena e do papel fundamental do artista fazendo teatro.
Se referindo ao mestre e doutor em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), o livro cita um de seus maiores trabalhos no país que foi o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo.
Professor em Cena nos conta de quando o diretor quando foi contratado para estar à frente do Núcleo de Artes Cênicas de Sorocaba, e que sempre acreditou no teatro como uma linguagem de ensino capaz de causar reflexão sobre a realidade. Em todas as edições dos festivais era realizado uma bacada de debate entre o grupo que se apresentou, os jurados e o público.
Esta ação realizada por Junior Mosko, proporciona crescimento de todos que se envolvem, se tornando o ponto mais alto deste evento, assim resgatando o que Paschoal Carlos Magno realizava com o Teatro do Estudante.
Vale lembrar que o festival se mantém vivo, sua última edição aconteceu em 2017, planos estão em prática para a 16ª edição acontecer.