Junior Mosko Mestre e Doutor em Artes Cênicas, ator e diretor de teatro, apresentador de TV e Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte falou a respeito do Projeto Nós Em Cena que iniciou suas atividades no Mês de Setembro
O Projeto Nós Em Cena é uma realização da Associação Cultural Fazendo Arte, em parceria com a Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Sorocaba. Dessa forma, o Projeto visa levar Oficinas Culturais para dentro dos bairros da cidade de Sorocaba com o objetivo de facilitar o acesso da Cultura para os moradores.
Esse projeto que já aconteceu na cidade de Sorocaba no ano de 2015, está de volta com uma nova equipe de profissionais, empenhado em levar a Cultura para dentro dos bairros da cidade. Junior Mosko que é Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte, concedeu um depoimento exclusivo para nós da Editora News, dando a sua visão sobre o Projeto Nós em Cena, confira:
O que é o Projeto Nós Em Cena?
“O projeto nós em cena, ele tem uma importância e podemos entender que, estamos levando a arte para os bairros. Muitas vezes entendemos que todas as pessoas têm acesso a arte, mas não é bem assim.
Um simples passe de ônibus, uma simples locomoção, ela dificulta para que os jovens e a comunidade tenham acesso diretamente a arte. E o Projeto Nós Em Cena ele leva arte nos bairros, nas comunidades, para trabalhar diretamente com as pessoas que muitas vezes nunca tiveram contato com a arte.
Nós pensamos que todas as pessoas têm acesso livre a arte, a educação, a cultura, mas não é bem assim. Então, o projeto Nós Em Cena leva a arte e de uma maneira espontânea para essas pessoas que, vão começar a ter um contato e através desse projeto ela pode transformar sua vida, porque nós vamos estar trabalhando com pessoas vulneráveis, muitas vezes na zona de risco, muitas vezes que vão trocar algum tipo de marginalidade ou, algum tipo de outra atividade para ter o contato com a arte” -Junior Mosko, Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte.
Qual a Importância do Projeto Nós Em Cena?
“Toda pessoa que uma pessoa tem contato com a arte, ela se transforma, ela vai entender o mundo de uma maneira diferente, é uma necessidade fundamental ter arte na periferia, nos bairros, na comunidade, ela ser deslocada do grande centro.
E em parceria com a Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Sorocaba, e com o entendimento de 3 Vereadores que entenderam a importância deste projeto, como Fausto Peres, Fernanda Garcia e Francisco França é possível que a gente leve esse trabalho e garanta que essas pessoas vão poder ter acesso a uma arte realmente feita, não apenas para a inclusão, mas para que eles tenham um contato e desperte neles o “fazer artístico” através da música, da dança e do teatro, que é nesse primeiro momento o que esse projeto está levando” -Junior Mosko, Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte.
Planos para os próximos anos
“Pretendemos para 2024 e 2025, expandir mais outras artes, como artes plástica, cenografia… enfim, tudo aquilo que possa ser de artesanato. Nós vamos procurar abrir mais o leque de opções, para que essas pessoas continuem tendo o acesso a arte, e é muito importante frisar que esse projeto, ele não está nascendo com prazo de término, ele está nascendo e ele vai perdurar para o ano de 2024.
Todas as pessoas que estiverem nesse curso, que iniciaram o Nós Em Cena, é claro que ele é de apenas um módulo, mas ele não se encerra em dezembro, a partir de janeiro essas pessoas já vão estar retomando suas atividades novamente. Dentro do projeto, Nós Em Cena, flutuando por vários bairros”-Junior Mosko, Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte.
Quais bairros o Projeto Nós Em Cena acontece?
“Eles não vão apenas sediar em um bairro só, estamos fazendo um mapeamento: Onde há necessidade imediata de se inserir a arte?
Porque a necessidade da arte é em todo o local, ou seja em todos os bairros. Mas nós vamos dar prioridade nesse primeiro momento para aquelas comunidades que se faz mais necessário.
Nós começamos a desenvolver esse projeto nos bairros da Zona Norte como Vitória Régia, Paineiras e São Bento. E depois levaremos a outros bairros”-Junior Mosko, Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte.
Considerações Finais sobre o Projeto Nós Em Cena
“O que precisa ser dito sobre o Projeto Nós Em Cena, em resumo, é que a arte transforma! Sim, todo indivíduo que tem o contato com a arte o indivíduo que tem contato com a cultura e com a educação vai ser um indivíduo totalmente diferenciado para nossa sociedade” -Junior Mosko, Presidente da Associação Cultural Fazendo Arte.
E você se interessou pelo Projeto Nós Em Cena? Entre em contato com a Associação Fazendo Arte!
TEL/Whatsapp: 15 3211.1486