Sempre em constante evolução, nosso desafio é estar sempre se adaptando a elas. Assim, após um ano de pandemia, alguns modelos de trabalho trouxeram muitos benefícios para empresas e para funcionários que, indicam que serão permanentes.
Diferente do que estávamos vendo, as empresas estão deixando de levar essas mudanças como algo temporário, mas sim como estratégias atuais, colocadas de maneira eficiente. Contudo, elas podem contribuir para a produtividade e funcionamento da instituição e aqui vamos destacar as 5 evoluções do Mercado de Trabalho:
1. Home office e trabalhar de forma remota
Bastante popular entre os profissionais mais atuais, além da vantagem de poder estar em sua própria casa e atender uma flexibilidade de horários. Contudo, uma outra vantagem é de poder estar contratando profissionais, até mesmo de outras regiões para determinado serviço.
2. Boa comunicação (Mercado de Trabalho)
Existem males que vem para o bem, o distanciamento social ampliou os pontos e a frequência de contato entre profissionais. Assim, as ferramentas como Zoom, Meet, Teams, possibilitou que as empresas mantivessem o contato com seus profissionais e clientes.
Isso também funcionou para a própria equipe de trabalho, praticamente obrigando as equipes estarem atualizadas para que, todo o processo continuasse fluindo mesmo a distância.
3. Otimização e equilíbrio
Quando trabalhamos em casa somos nós que fazemos nosso próprio horário, e não necessariamente precisamos nos locomover de um local para o outro. Entretanto, é aí que precisamos ter cuidado, para o dia não ficar cansativo e sobrecarregado.
É necessário otimizar nosso tempo e manter um equilíbrio no trabalho e na vida pessoal, separando momentos do dia para lazer e um descanso. Assim, proporcionando um verdadeiro bem-estar que mantenha nossa saúde física e mental intacta.
E cá entre nós, é o sonho de qualquer profissional ter uma rotina flexível em qualquer mercado de trabalho, pois aqueles que conseguirem aproveitar bem deste benefício, dificilmente vão abrir mão dele depois.
4. Tecnologia e estrutura (Mercado de Trabalho)
Qualidade tecnológica já era uma questão pendente muito antes da pandemia, principalmente aquelas que já atuavam no ramo online. Contudo, se tornou uma das necessidades principais nas organizações para continuar havendo um bom desempenho na realização de serviços e entregas de produto.
Dentro dos requisitos estão listados, uma boa conexão com internet, computadores, mesa e cadeiras de qualidade para trabalhar. Assim, essas demandas de estrutura foram atendidas e com certeza serão levadas para um futuro próspero.
5. Do físico para o digital
Simplificar processos burocráticos e adaptando para o digital, afinal muitas empresas que não utilizavam um “mindset” voltado para o digital, sofrem mais na pandemia. Assim, empresas que atendem os quesitos de simplificação de procedimentos, registram crescimento neste cenário desafiador.
E para finalizar, vamos dar mérito a maior de todas as evoluções, a comunicação é primordial, sem ela as equipes de trabalho não funcionam. Assim como, equilíbrio e flexibilidade pois, os profissionais precisam da saúde mental em dia.
Estrutura de trabalho adequada para realizar um bom serviço. Entretanto, todas essas ações em conjunto só deverão resultar em ganhos que haverá no mercado e aos que ainda estão por vir.
Com toda certeza, não serão as únicas pois, o nosso mundo vive em evolução assim como o Mercado de Trabalho.
Qual você acha que será a próxima grande evolução do mercado? Queremos sua opinião!
Saiba mais sobre o Igor Trisuzzi
Veja também 5 Dicas para ser um bom advogado