O APRENDIZ DE FEITICEIRO – O Conhecimento e a Solidariedade em busca de um mundo melhor

Escrito por Garbila Bizutti

O espetáculo infantil “O Aprendiz de Feiticeiro (1969)”, escrito por Maria Clara Machado, e interpretada pelos alunos da Escola Estadual Barão de Surui, na cidade de Tatuí/SP, em 1996, sob direção artística de Junior Mosko, nos faz ter uma reflexão sobre como o mundo pode ser transformado através do conhecimento e da solidariedade.




O vídeo completo da peça está disponível na plataforma digital “YouTube”, no canal do artista Junior Mosko,  segue o link:

A trama da peça se passa quando o sábio Dr. Uranus Octavius Octopus de Almeida conclui a criação de uma fórmula que faz com que as coisas engrandeçam, principalmente os alimentos. A ideia do doutor, também chamado de professor ou mestre, é salvar as pessoas da fome e da miséria do mundo. Ele tem um ajudante, Horacius Juventus, que é um garoto bem empenhado, a fim de fazer a fórmula funcionar e de ajudar o professor. Na peça também encontramos a neta do professor, Arabela, uma garota que está cansada das fórmulas não darem certo. Encontramos também um ladrão de fórmulas, Dmitri Nicolai Massachussets que tenta persuadir o professor diversas vezes, mas não obtém resultados e o Tenente Perseguição, um Detetive que foi mandado para vigiar e proteger a fórmula.

No enredo da peça, o mestre tem que viajar para resolver um problema na África do Sul, e deixa o laboratório sob comando de Juventus, e sob vigia do Tenente. Vários conflitos ocorrem, um deles é quando Juventus tem que se decidir entre focar com o que o professor disse e perder seu possível romance com Arabela (que o ameaça dizendo que será aeromoça) ou seguir os conselhos de Arabela (que seria jogar um vidro inteiro da fórmula numa planta). Decidem então aplicar a fórmula tanto nas laranjas quanto no Agente de Descobertas (já que nas laranjas a fórmula não fazia efeito imediato).

Temos longas cenas de alívios cômicos do agente, que bebe varias vezes a fórmula tentando aumentar seu título de patente militar. Dmitri aparece disfarçado de Bruxa da Branca de Neve e oferece uma maçã envenenada prometendo beleza eterna, porém, essa está contaminada com um elemento sonífero, fazendo com que Juventus adormeça. Dmitri acaba tomando o líquido na tentativa de comemoração por conseguir copiar a fórmula, porém acaba tendo um ataque de cócegas. Arabela também toma, e se desespera por achar que vai ficar gorda demais, ela então liga para seu avô, na África do Sul, pedindo que ele volte, pois estão acontecendo coisas loucas dentro do laboratório.

Após isso temos mais algumas cenas cômicas do agente, que quer tomar mais um pouco da fórmula, na intenção de se tornar Deus, porém o mesmo também acaba desmaiando.

Apaga-se o palco (blackout) e quando acende, aquilo ou aquele que foi tocado pela fórmula, se transforma. Isso acontece com as laranjas e também com os personagens em cena. Dimitri (o ladrão) cresceu a mão, os pés e as orelhas, olhos (rosto) uma referência àquele que é bisbilhoteiro. O agente se transforma em um jumento, pois ele queria saber tudo, ser Deus; uma menção ao dicionário (pai dos burros). Arabela fica extremamente gorda. Juventus não se transforma, pois durante o blackout ele estava dormindo

O professor chega de viagem e tenta reverter os efeitos colaterais causados pela fórmula. Cada um leva uma missão da experiência que passou. Dimitri continua com a mão grande para aprender a ter a iniciativa de aprender as coisas por si só, e não ficar roubando. Ele vai seguir seu sonho de ser ator de teatro. Arabela volta ao normal e tem a missão de se casar com Juventus e espalhar pelo mundo o conhecimento da fórmula, acabando com a fome e a miséria no mundo. O Agente não consegue voltar ao normal, já que o mesmo escolheu ter sabedoria, e o conhecimento é aquilo que não pode ser retirado de ninguém.

A apresentação teatral dura cerca de 57 minutos, e contém um trabalho de voz e corpo admiráveis. As personagens nos ensinam muito sobre compaixão, solidariedade e o prazer de ajudar os outros. A peça é direcionada tanto ao público infantil quanto aos adultos, dando uma chamada a todos, dizendo que com simples atos todos nós podemos mudar o mundo para melhor, e podemos começar isso agora: Vamos mudar o mundo?

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