Papa Francisco morre aos 88 anos

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A morte foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, que destacou a dedicação de Francisco à Igreja e aos mais necessitados

Jorge Mario Bergoglio, nascido na Argentina, foi eleito em 2013 como o primeiro papa jesuíta e latino-americano da história. Durante seu pontificado, destacou-se por sua humildade e por promover uma Igreja mais inclusiva, combatendo abusos e defendendo os direitos dos migrantes e dos pobres.
Cadena SER

Francisco enfrentava problemas de saúde desde fevereiro, quando foi internado com uma infecção respiratória que evoluiu para pneumonia bilateral. Após quase 40 dias de hospitalização, recebeu alta em março, mas sua condição permaneceu delicada.

Com sua morte, inicia-se o período de “sede vacante”, e o Vaticano se prepara para o conclave que elegerá o novo pontífice. A capela ardente será aberta por três dias, e Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo.

Líderes mundiais expressaram pesar pela perda. O presidente da Argentina, Javier Milei, decretou três dias de luto oficial, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacou o compromisso de Francisco com os mais vulneráveis.

A Igreja Católica e o mundo se despedem de um papa que marcou a história por sua compaixão, simplicidade e dedicação aos marginalizados.

Reprodução: Papa Francisco
editora: