A área do Lago Corumbá IV oferece oportunidades para quem busca descanso e relaxamento, bem como para quem prefere esportes radicais e emoção. A pandemia aumentou a demanda por ecoturismo em quase 60%
Quase seis em cada 10 turistas (59%) pretendem viajar para locais naturais próximos – indica a pesquisa realizada pelo mecanismo de busca de reservas. Outro comportamento encontrado no estudo é que três em cada quatro (73%) pretendem fazer viagens mais curtas em 2021.
Um dos motivos é que os locais próximos podem ser alcançados de carro, onde o turista não tem contato com outras pessoas, o que reduz o risco de Contágio do covid19.
Os dados são confirmados por estudo do Ministério do Turismo sobre tendências para 2021, que indica aumento do interesse pelo ecoturismo.
Tendência para o Lago Corumbá IV, que estreou em 2021 em Goiás
Criado para estudar o potencial hidrelétrico do Rio Corumbá há 15 anos, ele muda a rotina de sete cidades goianas que fazem parte de seu circuito. Além de ser um novo cartão postal para a região, consolida-se como uma nova vocação econômica para esses municípios.
Grandes conjuntos habitacionais começam a surgir ao redor do lago, e os turistas já podem contar com uma grande variedade de lazer e relaxamento.
Por seu impressionante tamanho, uma área de 173 quilômetros quadrados e capacidade para 3,7 trilhões de litros de água, o lago permite diversas atividades em contato com a natureza. A barragem de terra tem comprimento total de 1.290 metros e altura máxima de 76 metros.
O transbordamento possui três portões de metal que podem descarregar mais de 2 milhões de litros de água por segundo. Diante desse tamanho grande, muitas pessoas na região costumam dizer que o lago é na verdade o mar.
Sua localização estratégica permite atender hóspedes de Brasília, Goiâni, Anápolis e outras cidades próximas, um diferencial que pode fazer de Corumbá IV um dos principais pontos turísticos goianos.
Confira abaixo alguns dos atrativos mais tradicionais do entorno do lago, bem como as novidades na área que fortalecem a oferta turística da região:
Hotel Fazenda Cabugi
Localizada na rodovia GO-139, na altura da Alexânia, Cabugi atrai um grande atrativo em contato com a natureza. O espaço conta com 49 chalés, com capacidade total para 150 pessoas.
Além do verde da paisagem, os hóspedes podem desfrutar de piscinas, quadras poliesportivas, salão de jogos e uma fazenda modelo. Para empresas que buscam um cenário diferente de eventos corporativos, a Cabugi oferece ainda auditórios para 140 e 60 pessoas e oito salas de conferências.
Fazenda Hotel Raizama
Localizada na BR-060, a 101 km de Brasília e 132 km de Goiânia, a Raizama também oferece opções focadas no contato com a natureza. Situado às margens do Corumbá IV, o local preserva a mata nativa da região e possibilita passeios de barco na lagoa.
Com 40 cabines, restaurante, bar, piscinas e sauna, o Raizama pode atender turistas que buscam passeios de lazer em trilhas ecológicas ou que preferem esportes radicais como tirolesa, paredes de escalada, tirolesa e canoagem.
Estância Ecológica do Ligeirinho
Localizada às margens do Lago Corumbá IV, a 20 km de Alexânia, a Estância Ecológica do Ligeirinho possui 60 cabanas e um camping. A sociedade é formada principalmente por famílias e amigos em busca de abrigo e paz.
Com decoração rústica que contrasta com impressionantes estátuas de animais silvestres, o resort também oferece atividades como pesca, passeios de barco e museu.
Tauá Resort Alexânia
Localizado na BR-060, a 50 minutos de Brasília e a 1 hora e 20 minutos de Goiânia, o Tauá Resort & Convention é um dos novos atrativos da região, apresentando arquitetura moderna e design de conceito.
O espaço oferece oportunidades para os turistas e também a estrutura de eventos. A lista de atrações é extensa, incluindo piscinas aquecidas, sports bar, lounge, spa e espaço infantil.
Bali Park
O Bali Park também faz parte de uma nova geração de atrações turísticas da região de Corumbá IV. A prioridade para o contacto com a natureza são as piscinas climatizadas, uma piscina de ondas, um rio lento, escorregas e a praia.
Uma atração adicional é a possibilidade de nadar nas águas do lago. O Bali Park está sendo implementado em três fases. A primeira teve início em agosto de 2019, a segunda fase está prevista para o final de 2021 e a final em 2023.
Escarpas Eco Parque
Localizado do lago, o escarpas combina um segundo apartamento residencial e recreativo. Para além dos terrenos, vai oferecer uma marina com centro comercial e serviços, clube com restaurante panorâmico, heliporto exclusivo e espaços no meio da natureza que permitirão actividades de ecoaventura.
O complexo deve ser concluído até o final de 2023.