Presidente da Aviesp, Marcos Lucas: “É a retomada do Turismo”

presidente-da-aviesp-marcos-lucas-e-a-retomada-do-turismo

O presidente Marcos Lucas, da Aviesp em entrevista para o Programa Junior Mosko Revela. O programa que recebeu convite de honra, para estar fazendo a cobertura total do evento

O apresentador Junior Mosko ressaltou a todo momento a grande importância de um evento como a Aviesp e juntamente com a Abavsp. Contudo, o presidente se preocupou em valorizar o trabalho do agente e agência de turismo.

“…este é um evento que consolida o ponto inicial da nossa retomada do turismo, no interior de São Paulo. É o nosso berço, porque temos um público apto a viajar”.

Ressaltou também a capacidade dos agentes de turismo, afirmando que estão com bons produtos para vender e são capacitados para isso. Pois, na pandemia procuraram especialização no assunto, para ampliar seu conhecimento e levá-lo, para os clientes.



Deve-se comprar viagem com agencia de turismo ?

Junior Mosko disse que, as pessoas que viajaram com uma agência, não ficaram perdidas em nenhum momento. Por isso, é importante viajar com uma operadora.
Afirmou Marcos Lucas, dizendo que um agente de turismo é focado em algum tipo de destino, por isso ele é capaz de fazer uma verdadeira avaliação para o cliente. Contudo, as vezes nós procuramos uma viagem, mas não sabemos se ela vai nos satisfazer.

“A gente sonha quando a gente planeja e executa, então as pessoas as vezes acham que aquele destino vai agradar, porque viram na internet, mas o agente de viagem tem o conhecimento sobre aquele destino. Além da segurança que ele passa, sobre aquela procura, aquele hotel, o melhor horário de voo, todas as condições para usufruir do pacote serão observadas”.

Junior Mosko Revela e toda a bancada da Aviesp Expo

PIB turismo 2021 e o crescimento do turismo no interior do Estado de São Paulo

Levantado a questão sobre o PIB no Brasil, Junior Mosko afirma que o do turismo é um dos mais importantes do país. Contudo, do estado de São Paulo vem crescendo nesse segmento, sendo uma porta de entrada para o turista do exterior.

Em resposta, o presidente apontou que o estado já era consolidado como polo emissor, a capital em primeiro e o exterior em segundo. Assim, o Brasil inteiro, antes da pandemia, tinha 8% do PIB.

Mas, se fosse considerar isso dentro apenas do estado de São Paulo, que leva 60% da economia brasileira no turismo, não estaríamos considerando apenas a capital, mas também o interior que tem vários destinos.

“Parques termais de Olimpia, a região de vinhos, rota de flores, rota de frutos, turismo religioso, setor de compras, Vale do Ribeira que recebeu um investimento muito alto para levar ao exterior, cavernas do petar, região oeste paulista, reserva de mata atlântica, eles se consolidam certamente para responder sozinhos, em torno de 5 a 6% do PIB brasileiro nas vendas”.


A unificação da Aviesp com a Abavsp

E já finalizando, Junior Mosko felicitou, porque o que é chamado “Feira da Retomada” teve um feliz encontro entre Aviesp com Abavsp. Pois, é uma ação no qual os agentes e agência, só tem a ganhar com isso.

Ao voltar um pouco no tempo, Marcos Lucas conta que no ano de 1982 foi fundado a aviesp, porque a Abav tinha outros planos. Contudo, ao longo do tempo os planos foram se maturando.

“Em 2011 iniciamos um processo. Primeiramente, a junção do espaço físico e depois fomos aperfeiçoando isso e vendo o que era bom, de modo que chegamos hoje em 2021 fazendo a junção que nos leva ao patamar de 600 associados, ou seja, a segunda maior entidade de turismo do brasil só atrás da abav nacional e tendo a força do turismo de são Paulo concentrada com uma voz única”.

O cenário atual envolve a Abavsp e Aviesp falando por todo o estado de São Paulo e Abav Nacional levando esses pleitos a nível federal. Por isso, os associados e todos envolvidos só tem a ganhar.

O presidente finaliza dizendo que, esse trabalho é feito para melhorar o ambiente de negócios, levar mais segurança jurídica para quem empreende. Contudo, durante a pandemia todos foram atrás de créditos, porque 90% das empresas pequenas precisaram se manter e hoje chegamos em um bom final, acontecendo a unificação.

Em sua palavra final, afirma o presidente Marcos Lucas que em 2022 o turismo virá com força total: “Se Deus quiser, e ele quer. Provou isso hoje, reunindo todos nós aqui”.

Essa entrevista foi feita exclusivamente para o Programa Junior Mosko Revela, acompanhe na íntegra logo abaixo!

Veja também sobre o Presidente da Aviesp na Abertura da 43ª Aviesp Expo

Ou também sobre 43ª Aviesp Expo em Águas de Lindóia

editora: