A série da Netflix, “Quem Matou Sara?”, teve sua segunda temporada no final do mês de Maio/2021, explorando mais à fundo a personagem Sara e todo o caso de sua morte. Mas, aqui vamos refletir sobre a personagem em anônimo Diana Caçadora.
Escrito por Matheus Felipe Max
AVISO: Se você ainda não assistiu a 2ª Temporada de “Quem Matou Sara ?”, você pode receber SPOILERS, então aqui fica o meu aviso!
Uma coisa que levantou muitas perguntas na primeira temporada, foi a presença da personagem Diana Caçadora. Contudo, aparecendo apenas no computador de Alex como uma pessoa anônima que lhe enviava informações sobre os Lazcanos.
Ao final da temporada descobrimos que era Marifer, a melhor amiga de Sara que estava operando este computador. Assim, também vimos que ela estava junto com a irmã mais nova Clara, a amiga de infância de Chema.
Juntas estavam em busca de saber mais sobre o assassinato de sua mãe, que trabalhava de doméstica na casa dos Lazcanos antes da mais nova nascer. Então, quando viu a ambição de Alex, resolveu ajuda-lo de uma forma indireta para não ser descoberta pelos Lazcanos.
Conheça a história da deusa romana Diana Caçadora
Diana é uma deusa romana, semelhante à Ártemis da Mitologia Grega. É a deusa da Lua e uma Caçadora incansável.
Seus cultos eram sempre em templos rústicos no meio de uma floresta, ondeaconteciam vários sacrifícios de animais.
Temos alguns “símbolos” da deusa romana, bem presentes nesta série.
Não é à toa que o elemento “floresta” está sempre em destaque, não é mesmo?
O ato de caçar animais está ligado ao César Lazcano, principalmente por retratá-lo como um caçador. Templos rústicos também aparecem nesta série, pois Mariana Lazcano está sempre presente no templo, para pedir perdão pelos seus pecados.
Diana era uma deusa forte e corajosa, vista pelos romanos como uma deusa que ajudava as grávidas no parto. Assim, muitas vezes representada em obras como uma caçadora com arco e flecha.
Mais tarde, Diana se casou, se manteve virgem e se tornou um símbolo de castidade na Roma Antiga. Contudo, remetendo diretamente ao ato de castidade praticado por Mariana Lazcano, durante a série.
Certo! Mas o que TUDO ISSO tem à ver com a Marifer ?
Já deu para ver que nada, não é? Marifer, nunca usou arco e flecha em “Quem matou Sara?”, ela não caçava animais e não se manteu virgem, pois teve relações sexuais com Alex e Nicandro.
Mas podemos traçar algumas características, como por exemplo a questão das mulheres grávidas; afinal, ela queria utilizar sua irmã grávida para fazer chantagem com Mariana Lazcano.
A verdade absoluta é que, o nome da Diana Caçadora não passou de um artifício para desviar nossa atenção, pois Chema foi a primeira pessoa que apareceu com um livro “Diana, a Caçadora” e passamos boa parte da série acreditando que Jose Maria fosse a pessoa anônima, ou então o seu marido Lorenzo, que estava ajudando Alex em sua vingança.
Uma reflexão que também é possível levantar, é que a trajetória de Marifer não passou de uma “caçada por justiça” à sua mãe. Pois, com o histórico criminoso da família Lazcano, ela acreditou fielmente que o sumiço dela estivesse ligado à esta família de alguma forma.
Então a Diana Caçadora não vai mais aparecer em “Quem Matou Sara”?
Tenho minhas dúvidas! Vai ter uma terceira temporada, ainda tem mistérios para se resolver. Entretanto, aquele computador da Marifer não era apenas acessado por ela.
Acredito que, outra pessoa vai voltar a se passar por Diana Caçadora novamente, para confundir Alex Guzman.
A 2º Temporada de “Quem matou Sara?” está disponível na Netflix.
Veja também sobre O que a Mariana Lazcano usa na perna?