Raul Marcelo é professor, advogado, católico, casado, pai de três filhos e candidato à Prefeitura de Sorocaba. Foi vereador por duas vezes em Sorocaba e duas vezes deputado estadual.
A partir do seu plano de governo, o candidato do PSOL, deixa claro que o momento atual é de CRISE, e que o desafio do é Superar essa Crise, utilizando todo o potencial. Mas isso exige muita responsabilidade e disposição política, principalmente na parte econômica, e para Um novo futuro para Sorocaba, a construção começa AGORA! Segue abaixo as principais propostas da candidatura de Raul Marcelo.
Plano de Ação Emergencial (PAE)
Um plano que vai reerguer as finanças das famílias, das empresas e da Prefeitura de Sorocaba. Sorocaba tem hoje R$ 1,263 bilhão a receber, em sua maior parte referente a dívidas das empresas (ISSQN) e das famílias (IPTU). O plano prevê o lançamento de um novo Refis (programa de refinanciamento de dívidas), com ampliação do número de parcelas e redução mais acentuada das multas e juros de mora. Microempreendedores individuais que ficaram sem trabalhar devem receber perdão da dívida, o mesmo podendo ocorrer com as famílias que acumularam dívidas de IPTU e, devido ao desemprego ou à pobreza extrema, não têm como pagar.
SOROCABA SOLIDÁRIA. Implantação do programa Sorocaba Solidária, que prevê o pagamento de uma renda mínima para mais de 20 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade financeira.
Saúde
Priorizaremos a adequação das estruturas físicas, de equipamentos, de recursos humanos e a garantia de materiais de consumo e medicamentos. No agendamento de consultas, propomos um atendimento ágil, eficaz e humanizado em que os profissionais da saúde possam atender de acordo com a necessidade de cada paciente. No que diz respeito à saúde mental, iremos reforçar a Rede de Atenção Psicossocial e implementar práticas integrativas e complementares. Também vamos realizar parceria com as universidades, buscando aprimorar nossos serviços, de acordo com as diretrizes do SUS. Já no Saúde da Família, fortalecer esse programa é primordial para desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças. Além disso, construir uma nova Policlínica na zona norte. Portanto, nós priorizaremos a saúde com seriedade, gestão eficiente, participação efetiva dos trabalhadores e da população, para trilhar o melhor caminho.
Educação
A pandemia não acabou. Mesmo com a vacina, conviveremos por meses com o coronavírus. O ponto central de nossa campanha é a desigualdade e a educação mostra bem claro o porquê. Enquanto as tecnologias de acesso remoto estiveram presentes na educação privada, o que se observou foi uma deterioração muito grande das condições de vida e de realização da educação na vida das pessoas mais vulneráveis. Parte desses problemas são imposições da pandemia, mas muito decorreu da inoperância da gestão Crespo-Jaqueline que não se articulou ante os problemas que já era conhecidos no mundo no começo do ano, antes de atingir nossa cidade. Podemos citar a distribuição da alimentação escolar, cujas verbas são asseguradas por convênio federal. No plano de ensino, poderia ter sido criado um ambiente mais seguro aos profissionais da educação, sem estabelecer tensão sobre retornos às atividades de forma irresponsável. Para o ano seguinte, defendemos um calendário construído com a comunidade escolar de retorno gradual, respeitando a vacinação e as condições particularidades da educação.
Meio Ambiente
Expandir a Coleta Seletiva por toda Sorocaba: atualmente menos de 2% dos resíduos são reciclados, sendo que estudos apontam o potencial de reciclagem de 40% de nossos resíduos sólidos; Inclusão e organização dos catadores de materiais recicláveis, capacitando-os como agentes ambientais; Preservação das 2.815 nascentes existentes em nossa cidade; Atuação junto a Região Metropolitana pela preservação da represa de Itupararanga; e Ampliar a cobertura vegetal da cidade incentivando e promovendo o plantio de árvores.
DIREITOS DOS ANIMAIS
Criação do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais, estabelecendo um espaço de diálogo com os setores organizados da sociedade que atuam nessa área; e Campanha contra os maus-tratos aos animais; Campanha de castração e vacinação dos animais.
DIREITO DA COMUNIDADE LGBT
Criação da coordenadoria LGBT dentro da Secretaria das Mulheres e dos Direitos Humanos; Criação de um Centro de Referência em Assistência Social e um Centro de Referência para a comunidade LGBT, com apoio jurídico e psicológico às pessoas em situação de vulnerabilidade; e Uso do nome social nos espaços públicos municipais: seguindo a orientação do Decreto Estadual 55.558/2008, será assegurado o uso de nome social dentro dos espaços públicos municipais quando solicitado.
NEGRAS E NEGROS
Fortalecimento do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; e Aplicação da Lei federal 11.645/2008 na rede pública de educação municipal.
JUVENTUDE
Passe Livre para os Estudantes; Recriação da Secretaria da Juventude; Retomada dos Programas Sabe Tudo; e Abertura das escolas municipais aos finais de semana com programação cultural e esportiva.
DIREITOS DAS MULHERES
Criação da Secretaria das Mulheres e dos Direitos Humanos: atuação centrada em campanhas educativas de combate à violência contra a mulher e à cultura do estupro; Fortalecimento e ampliação da rede de proteção às mulheres e filhos em situação de violência: atuaremos de modo a ampliar a rede existente de casas abrigo e criar uma rede de auxílio psicológico, assistencial e outras demandas decorrentes da alta vulnerabilidade das pessoas nessa situação; e Criação do destacamento especializado da Guarda Civil Municipal para aplicação da Lei Maria da Penha na cidade de Sorocaba.
ESPORTE E LAZER
Disponibilização dos aparelhos públicos municipais para atividades esportivas aos finais de semana; Criação do Programa Esporte Inclusivo, voltado às pessoas com deficiência; e Inclusão do profissional formado em educação física na Estratégia Saúde da Família, priorizando o atendimento da população na melhor idade.
CULTURA
Garantir a aplicação do Plano Municipal de Cultura: o plano contempla uma ampla gama de metas para os próximos anos; Disponibilizar os 144 prédios escolares municipais como espaços de cultura e artes, abertos aos finais de semana para a população; e Utilização das praças públicas para a promoção da cultura.