Rodrigo Manga está em seu segundo mandato consecutivo como vereador e, agora, trabalha para se eleger como prefeito da cidade de Sorocaba. Vereador reeleito com 11.471 votos, tornando-se o mais votado da história do município.
Nesta campanha, recebe o apoio da maior coligação de Sorocaba nas eleições de 2020, “A mudança vai começar”, que reúne oito partidos: PP (Partido Progressista), PL (Partido Liberal), PSD (Partido Social Democrático), PTC (Partido Trabalhista Cristão), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PROS (Partido Republicano da Ordem Social), além do seu próprio partido, o Republicanos.
Com uma candidatura também marcada pelo apoio popular e baseada no contato muito próximo que Manga sempre cultivou junto ao eleitor, nesses oito anos, suas propostas privilegiam soluções que melhorem a qualidade dos serviços públicos prestados à população.
Com o objetivo de transformar Sorocaba em uma cidade inteligente, as estratégias apontam para uma diminuição de custos dos serviços públicos, o que se reverte em benefício aos próprios moradores, que veem os recursos públicos sendo utilizados com mais racionalidade, eficiência e revertidos em mais qualidade de vida para os cidadãos.
Confira as principais propostas do seu Plano de Governo:
Educação
Um dos principais alvos de Rodrigo Manga para a educação é fazer valer os direitos das crianças e oferecer vagas em creches a todas elas, zerando as filas de espera. Para isso, pretende ampliar os convênios que já existem com entidades da cidade para atender a necessidade de cerca de 3.000 crianças que estão fora das creches. Nessa frente, serão estabelecidas parcerias público-privadas para manutenção, reforma, ampliação e construção de novas creches e escolas.
Saúde
Uma das melhorias será a opção de também ter acesso on-line a vários serviços públicos, por exemplo, a marcação de consultas nas UBSs. Ainda na Saúde, prontuários médicos deverão entrar para o sistema digital .
As parcerias público-privadas (PPP) serão importantes na área da saúde, tendo como exemplo do que já acontece na cidade de São Paulo, com o hospital de referência Albert Einstein. Inicialmente será estabelecida para a realização de mutirões, com o objetivo de zerar as filas de mais de 60.000 consultas, exames e cirurgias em espera, desafogando a demanda reprimida nas UBSs e, por sua vez, criando um efeito dominó positivo, que diminuirá também o fluxo nas UPHs e na Policlínica.
Esse mesmo modelo de parceria com hospitais de excelência da cidade será empregado na gestão dos serviços prestados nas UBSs, permitindo realocar para a Policlínica os médicos especialistas que hoje atuam como clínicos gerais nessas unidades básicas de saúde. Será um melhor aproveitamento dos recursos humanos que o município já possui e que vai elevar muito o padrão de qualidade do atendimento prestado às pessoas que precisam.
Por meio de PPP, ainda será possível a construção de um novo Hospital Municipal na Zona Norte de Sorocaba.
Economia
Através da informatização da Saúde, Educação e muitos outros setores, Sorocaba será tirada do modo analógico e a cidade ficará preparada para a tecnologia 5G, mais eficiente e competitiva para atrair investimentos externos, o que impactará diretamente no desenvolvimento econômico da cidade, gerando mais empregos e renda para a população, que ainda está sendo fortemente prejudicada pela pandemia da COVID-19. O objetivo da nova administração é melhorar a vida da população com a arrecadação de impostos que serão revertidos em seu benefício e com a ampliação dos serviços públicos da cidade.
CAD, COI e Cartão Cidadão
Para realizar as transformações apresentadas nas trechos anteriores, o governo de Rodrigo Manga implantará: o CAD (Centro de Aceleração e Desenvolvimento), o COI (Centro de Operações Integradas) e o Cartão Cidadão.
O CAD será um laboratório de projetos para captação de recursos, ou seja, uma área técnica especializada na elaboração de projetos para a captação de recursos federais, estaduais e/ou internacionais. O COI reunirá ferramentas digitais e equipamentos modernos, unificando o trabalho das forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Bombeiros), da fiscalização de posturas (descarte irregular de lixo, entulho e outros) e do trânsito, além do SAMU. Nesse contexto, também fará parceria com as Associações Comercial e Industrial da cidade e, com acesso a suas câmeras de segurança, será ampliado o videomonitoramento de toda a cidade. Com esse novo modelo de atuação da Segurança, os índices de criminalidade serão reduzidos, terá melhor atendimento para os munícipes e trará economia aos cofres públicos, uma vez que, com esse monitoramento, a tendência é diminuírem os casos de furtos, roubos e depredações.
Já, o Cartão Cidadão será uma solução tecnológica de política pública, que visa simplificar a vida dos munícipes, no que diz respeito ao acesso exclusivo do cidadão aos serviços públicos nos setores de: Saúde, Educação, Social, Transporte, Solicitações etc.
Habitação
Nessa área, que apresenta outra demanda importante da população, serão trazidos dois modelos de programas que já funcionam com sucesso em outras cidades. Um será o Casa Nova Sorocaba, que irá facilitar o acesso das famílias à casa própria e aos créditos de financiamento, e o Casa Digna Sorocaba, voltado à regularização fundiária, dando posse do imóvel a quem mora hoje de maneira irregular.
Meio ambiente
A principal proposta do candidato é expandir a coleta seletiva, o que pode ser colocado em prática através da proposta de incluir e organizar os catadores de materiais recicláveis, assim eles seriam capacitados como agentes ambientais. Já, pensando nos animais, propõe ações que extinguam a ocorrência de atos que os desrespeitam e apresenta a possível criação de um Centro de Atendimento aos Animais, para socorrê-los em situações de perigo ou prejudiciais.
Cultura
Para a área, o plano de governo do candidato planeja readequar e garantir a aplicação efetiva do Plano Municipal de Cultura (ainda mais em um cenário pós-pandemia), reconhecer e valorizar os artistas locais, ampliar a utilização de espaços públicos para promover a cultura e integrá-la com a educação, através de parceria entre as secretarias. Também visa implantar um trem turístico de Sorocaba à Votorantim.
Mobilidade
A proposta de governo apresenta a ideia de buscar renovar, ampliar ou modernizar a atual frota de ônibus. Os pontos de embarque e desembarque de ônibus terão uma quantidade maior, sendo melhorados e com a possibilidade de acesso à internet nos pontos. A acessibilidade e busca por formas de reduzir a tarifa também têm destaque em seus projetos.
Para viabilizar tudo isso, o governo de Rodrigo Manga pretende captar recursos junto aos governos estadual e federal, além de contar com as parcerias público-privadas e com a economicidade gerada pelo próprio modelo novo de gestão, que torna todo o sistema mais inteligente e eficiente. Igualmente importante, todos os servidores municipais serão valorizados, os que já atuam nesses setores e os que passaram nos concursos recentes, com mais oportunidades de atuação que serão criadas para todos e um Plano Carreira, que terá um olhar voltado para a valorização profissional dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Sorocaba.
Agradecimentos
As eleições municipais no Brasil, em 2020, ocorrem no dia 15 de novembro. As informações aqui contidas fazem parte de um material oficial com os principais pontos do Plano de Governo do candidato à Prefeitura de Sorocaba, Rodrigo Manga, pertencente ao partido Republicanos (10) e com o vice Fernando Costa. Para conferir as propostas do candidato na íntegra, acesse o Plano de Governo oficial clicando aqui.