Saiba quais são os diversos sentimentos de A até V!

Um verdadeiro bê-a-bá de emoções, o trabalho da psicanalista e psicoterapeuta de grupo Beatriz Breves combina sentimentos com significados para estimular o leitor a se comunicar sobre o que está sentindo

Segundo a psicanalista, psicoterapeuta e fundadora da Sociedade pela Ciência do Sentimento (Socis) Beatriz Breves, falar sobre seus sentimentos é difícil, mas nomear o que você sente é ainda mais.

Assim, após 30 anos estudando “sentimentos”, a escritora carioca começa a trabalhar no “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para ajudar as pessoas na difícil missão de se comunicar.


Arrependimento, ciúme, confiança, decepção, desespero, gratidão, expectativa… Beatriz com o saber profissional e a delicadeza, são necessários para resolver cada um desses sentimentos, descreve-os e trata cada um com distinção entre o que é ação e o que é sentimento.

Este é, por exemplo, um caso de e um sentimento de vingança. “A ignorância do que se sente é fruto de um sistema de valores que suprimiu nossos sentimentos e nos confundiu desde a infância”, explica a psicanalista.



“A frustração surge de não poder seguir em frente ou de esperar por algo que não vai acontecer. Um sentimento que aumenta a raiva, assim como um sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção que, entre outras coisas, fazem a pessoa se sentir infeliz. ”

O programa também instrui o leitor sobre como mobilizar amigos e organizar um grupo para conversar sobre sentimentos. Beatriz se reúne semanalmente na sede da SoCis para discutir o assunto. “Os resultados foram surpreendentes”, enfatiza Beatriz.

Divulgação/Beatriz Breves

A escritora de Falando de Sentimentos com Beatriz Breves é autora, ainda, de outras sete obras, entre elas “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Eu Sensível” e o “O Homem Além do Homem”.

editora: