Complexo que está entre as Sete Maravilhas da Estrada Real recebe a chancela de um dos mais importantes sites de turismo do mundo após a análise das avaliações de viajantes que estiveram no local
O Santuário do Caraça é mundialmente conhecido por sua riqueza ambiental, cultural, histórica e religiosa, e acaba de receber o selo Traveller’Choice 2020 do Tripadvisor. Para a concessão do selo, foi considerada a avaliação dos viajantes que visitam o local. Com isso, uma das sete maravilhas da Estrada Real foi listada como um dos melhores locais na categoria de “atrações turísticas” por “um dos pontos turísticos mais importantes do planeta”.
O Complexo Santuáriodo Caraça fica a cerca de 120 km de Belo Horizonte, entre Catas Altas e Santa Bárbara, é o centro de peregrinação católica, principalmente A Família Vicentina, que é o centro da cultura e do turismo. Da área total do complexo (12.475,45 hectares), 10.187,89 hectares são reservas privadas do patrimônio natural, que têm como objetivo proteger o meio ambiente e gerar conhecimento científico.
Gastronomia
A gastronomia do Caraça merece atenção especial por parte dos turistas. Além da experiência de jantar em um restaurante bufê histórico, todos os sabores mineiros são simples e variados, e há também uma adega onde é possível degustar vinhos tintos, hidroméis e laranjas. O processo produtivo da Jabuticaba e a fermentação do morango. Há também uma padaria que produz pães, bolos e biscoitos e uma confeitaria que vende balas, geléias e geleias. O processo de produção do queijo Minas feito à mão, com mais de 200 anos de história, é um dos pratos mais procurados do santuário e matéria-prima de diversos pratos em concursos e festivais gastronômicos da região.
Hora do lobo
Uma grande atração do Santuário Karratha é a famosa Hora do Lobo. A tradição de esperar a visita dos lobos todas as noites começou em Caracalla em maio de 1982, quando algumas lixeiras começaram a ser viradas e viradas. Inicialmente pensei que isso pudesse ser causado por cães. Uma pessoa começou a observar e descobriu que o cachorro grande que procurava o depósito de lixo do santuário era na verdade Chrysocyon brachyurus, que significa “besta dourada de cauda curta”. Chama-se Guará porque em tupi-guarani a língua guaragua é “vermelha”.
A partir daí, começaram a colocar um prato de carne nas duas portas da frente da casa, e o lobo foi se aproximando gradativamente da escada da igreja. Hoje, a bandeja é colocada no cemitério, exceto o lobo-guará, o cachorro-do-mato e a torneira, que já foram comer. A prática de alimentar esses animais na Casa continua até hoje porque seus hábitos de caça não foram comprometidos. Portanto, o lobo-guará não tem tempo de aparecer. O tempo de espera pelo aparecimento dos animais é denominado “hora do lobo” e inicia-se às 18h30. Quando o lobo não vem, o Caraça oferece um período de consulta de informações e educação ambiental para os convidados.
Fonte de conhecimento
O Caraça é uma estrutura cultural em constante evolução. Tudo começou por volta de 1770, quando o Irmão Lourençode Nossa Senhora começou a construir “hospice care”, quando o hotel era chamado de acolhimento de peregrinos, e há uma capela – a capela barroca dedicada à Mãe Mãe. Posteriormente, a instituição se tornou uma faculdade e academia. Atualmente, o local mantém sua essência, dando às pessoas a oportunidade de interagir com sua história.
O complexo está classificado como patrimônio histórico e artístico nacional e estadual. Foi selecionado como uma das Sete Maravilhas da Rota Real. Possui um grande complexo, onde ficava a primeira igreja neogótica do Brasil, o prédio do antigo colégio (hoje museu e biblioteca), um hotel com 54 apartamentos e quartos que podem acomodar 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, são 26 apartamentos. O complexo do Caraça possui uma grande variedade de flora e fauna, sendo rara a flora e fauna do ambiente. Em sua extensa diversidade animal, existem 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural da Reserva Natural de Caracalla faz parte de duas importantes reservas ecológicas, sendo as duas regiões ecológicas a Reserva da Biosfera do Estado da Serra do Espínacózul e a Mata Atlântica, onde existem Diversas espécies vegetais e animais, algumas delas apenas no Complexo do Santuáriodo Caraça (Caraça), localizado na zona de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também existe uma fazenda de cavalos selvagens. Em suas montanhas, existem nascentes, rios e lagos, cuja água escura leva embora a matéria orgânica suspensa.
Seu solo é rico em minerais, explorados nos últimos séculos, e rico em quartzitos ou rochas metamórficas. Desde 2011, ele foi mantido para evitar o desenvolvimento comercial. O clima apresenta baixas temperaturas e alta umidade, comuns em ambientes florestais. O território do Complexo do Caraça faz parte da Zona de Proteção Ambiental na parte sul da Região Metropolitana de BH, com duas grandes bacias hidrológicas, a do Rio São Francisco e o Rio dos Dos, que abastecem Belo Horizonte e 70% da população. A porcentagem da população em sua área metropolitana.
Biblioteca
Hoje, a biblioteca está instalada no prédio onde funcionou o famoso colégio, que hoje abriga também um museu, arquivo e centro de conferências
Museu
O museu está montado com mobiliário e várias relíquias culturais de uso diário. Pertence ao próprio Caracalla e tem centenas de anos de relíquias históricas. Constitui um local interessante para visitar. Visitantes e turistas chegam todos os dias através de monitores ou percursos guiados por turistas Encontre sua própria conta.
Igreja neogótica
O Santuário de Karratha é a primeira igreja neogótica do Brasil, foi construída sem trabalho escravo e foi construída com materiais locais: pedra-sabão (retirada de Cascatona), mármore (de Mariana e Idabirito, Gan Darela) e quartzito (da região de Caracalla e áreas próximas), bem como produtos à base de cal, pó de pedra e óleo.
Trilhas
Por trilhas seguras e rotas mais ou menos longas e sinalizadas, é possível entrar em diversos atrativos naturais e ter contato direto com a biodiversidade local.
Reabrir
Após a implementação de acordos rígidos de saúde e segurança para turistas e funcionários, o Ministério do Turismo adotou uma placa de turismo responsável. A Reserva Caracalla, que opera apenas em horário pré-determinado, anunciou recentemente a reabertura do modo de uso diurno. O pessoal pode ser usado às 8h00 Chegada ao local ao meio-dia e saída antes das 17h.
Para garantir a segurança de todos, o Complexo Santuário do Caraça segue os protocolos definidos pelo plano de turismo responsável. Portanto, além da obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer espaço externo à sala, medição de temperatura, limpeza das mãos e desinfecção com álcool 70º, também foram tomadas medidas rígidas, como distância obrigatória entre funcionários e convidados.
Quando os visitantes chegam ao local, eles vão verificar imediatamente a temperatura na entrada. Todos os espaços públicos no Santuário de Kala precisam ser limpos com freqüência. O programa de alimentação deve ser alterado, e a temperatura deve ser medida ao entrar no refeitório a qualquer hora do dia, as mãos devem ser desinfetadas com álcool 70º, e o buffet deve ser apreciado durante o almoço.
Além das máscaras, deve ser utilizada a entrada do espaço Luvas descartáveis. A Missa será celebrada às 11 horas da manhã de domingo e segue as orientações e protocolos da Arquidiocese de Mariana. Batizados e casamentos também serão celebrados por meio de agendamento, mas o número de participantes é limitado.
Os atrativos naturais do Santuário de Caracalla são gratuitos, assim como as trilhas e as piscinas naturais. Para visitar o Santuário de Caracalla, você deve seguir algumas das orientações aprovadas no decreto, e só poderá liberar a entrada se souber que o visitante cumpre os procedimentos detalhados.
Guia do visitante e hóspede
- Durante toda a estadia fora do quarto, por favor, use uma máscara, de preferência uma máscara própria;
- A higienização das mãos deve ser realizada ao entrar no empreendimento, no balcão de atendimento, no check in e check out e na saída do empreendimento;
- Quando estiver na empresa, evite rir, falar, segurar o celular ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca;
- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável, descarte-o imediatamente e faça a higienização das mãos. Se você não tiver lenços de papel descartáveis, dobre os braços para cobrir o nariz e a boca.
- Quando os regulamentos principais forem aprovados, um termômetro a laser será usado para medir a temperatura corporal e um formulário de avaliação de saúde será fornecido durante o processo de inscrição;
- Na área de recepção e demais espaços do Santuário de Caracalla, fitas marcadas com fitas coloridas são coladas no chão, devendo ser observadas as regras de distância de segurança, bem como os limites.
Campo comum
- Máscaras devem ser utilizadas em todos os locais do santuário, corredores, estacionamentos, espaços abertos, trilhas e outros locais;
- Os ambientes comuns da Reserva Karratha serão fechados ou desativados, incluindo centro de visitantes, museu, biblioteca, sala de TV e sala de jogos;
- Os convidados não terão participação em massa e outras celebrações religiosas;
- Lanchonetes, souvenirs e lojas religiosas têm horário limitado, das 8h às 11h e das 14h às 16h45. Este serviço será prestado por um hóspede de cada vez, e pedimos que aguarde o serviço na área designada. A entrada e saída do refeitório serão controladas, e a temperatura será medida cada vez que entrar;
- Novos protocolos de segurança foram estabelecidos para o serviço de almoço e jantar. Devem ser utilizadas máscaras para entrar nos serviços de “bufê”, higienização das mãos e luvas plásticas (fornecidas no local);
- Com solução desinfetante e álcool 70%, as áreas públicas serão limpas e desinfetadas com mais frequência.
Mais informações sobre o Santuário do Caraça: www.santuariodocaraca.