Um futuro que não precisa de senhas

Nos últimos anos, as interações digitais evoluíram tão rapidamente que quebraram os princípios de identidade e segurança. Ao mesmo tempo, quando as pessoas priorizam o digital, por conveniência são forçadas a gerenciar centenas de logins e senhas, muitas vezes esquecidos e trocados, além de fazer malabarismos para garantir a segurança dos dados.

Isso quebra as expectativas e causa frustração. Agora imagine uma identidade digital exclusiva que possa ser usada com facilidade e segurança no acesso online, nas interações digitais com bancos, lojas, governos e até mesmo em um mundo físico como aeroportos.


O Mastercard ID permite que você se autentique de forma rápida e segura em serviços online sem usar várias senhas. Isso proporciona ao usuário maior controle, privacidade e transparência, permitindo que empresas, instituições financeiras e governos ofereçam serviços com menos atrito e melhor proteção.

“Estamos trabalhando para garantir que a identidade da pessoa e dos dispositivos agindo em seu nome sejam verificados imediatamente e com o máximo de segurança, para que o acesso ocorra sem várias senhas e que os dados sejam usados ​​e trocados apenas com o consentimento do usuário, “afirma Leonardo Linares, vice-presidente de Dados e Serviços da Mastercard Brasil.


O Mastercard ID permite interações digitais com troca mínima de dados, sempre sob o controle do usuário. Isso facilitará o relacionamento entre pessoas e empresas e também reduzirá o risco de roubo de identidade e fraude, pois suas informações pessoais são armazenadas em seu dispositivo móvel de forma criptografada e com outras formas seguras de verificação de identidade.

Isso elimina a necessidade de um banco de dados centralizado que pode ser visado por hackers. O identificador também usa dados biométricos faciais para garantir a autenticidade do usuário que usa este telefone celular.

O identificador pode conter dados como nome, data de nascimento, endereço, números de documentos, certificados e dados biométricos, como impressão digital, rosto e voz.



O usuário decide quais informações deseja armazenar e compartilhar. O compartilhamento de dados sem transparência seria então substituído por um formulário controlado pelo proprietário dos dados.

A solução Mastercard terá um bom desempenho no mundo digital e físico. No entanto, projetar uma identidade digital global requer um esforço coletivo.

A Mastercard está trabalhando para estabelecer uma série de parcerias com empresas de tecnologia e outros jogadores para definir políticas e gerenciar o serviço. “Juntos, temos uma oportunidade real de transformar o engajamento digital para torná-lo mais fácil e conveniente, sem comprometer a segurança”, diz Linares.



A Mastercard entende que você precisa ser o proprietário e ter total controle sobre sua identidade digital, por isso estabelecemos uma série de regras em relação ao seu Mastercard ID.

O serviço deve oferecer integração (segundo a ONU, 1 bilhão de pessoas no mundo não possui documento de identidade), facilidade de uso, confidencialidade, consentimento para o uso dos dados, além de transparência e elevados padrões de segurança.

editora: