Vinho português do Alentejo vai ser degustado no Brasil
A maior região de Portugal é uma das favoritas dos alcoólatras globais
Como todos sabemos, o Alentejo, maior região de Portugal, é também o principal produtor de vinho do país. A região do Alentejo tem desenvolvido vários vinhos premiados, o que explica porque este destino se tornou o preferido dos alcoólicos em todo o mundo.
Quem se desloca à zona pode visitar inúmeras quintas de produção e adegas e desfrutar de experiências maravilhosas como provas de vinhos, refeições unificadoras, piqueniques nas vinhas e até seminários. Na época de vindima que este ano está a todo vapor, muitos hotéis convidam os visitantes a participarem na vindima e pisarem nas uvas!
Você também pode saborear muitos vinhos do Alentejo aqui no Brasil. Confira alguns rótulos fornecidos por lojas, vinícolas e importadores brasileiros:
Caiado – Adega Mayor
Situada em Campo Maior, é a primeira garrafeira de Portugal, é também uma referência arquitectónica mundial e considerada por muitos uma verdadeira obra de arte. O vinho Caiado é um rótulo jovem com um sabor único e uma rica oferta gastronómica, com aromas atraentes e ricos aromas a fruta. Sua versão branca é versátil, fresca e muito harmoniosa.
Guadalupe – Quinta do Quetzal
Na encosta da Vidigueira, a arquitetura da Quinza do Quetzal também deixou marcas profundas. Um de seus edifícios é um edifício moderno com restaurantes, lojas e galerias de arte. No entanto, o produto mantém as tradições e técnicas do vinho milenar e aposta nas verdadeiras personagens do Alentejo. O tinto Guadalupe tem um sabor forte com sabores de frutos vermelhos. Já o branco tem sabor frutado, com sabores cítricos e minerais.
Herdade de São Miguel – Casa Relvas
A Casa Relvas é um fabricante de larga escala com essência de família e tem investido fortemente no desenvolvimento sustentável. Possui lindas ovelhas em seus vinhedos, o que ajuda a reduzir o uso de herbicidas e fertilizantes no inverno. A Herdade de São Miguel é a primeira linha de vinhos da Casa Relvas: o tinto é equilibrado, redondo e cheio de aromas maduros. Já o branco é mineral e harmonioso, com aroma complexo e boa acidez.
Herdade dos Grous – Herdade dos Grous
A Herdade dos Grous é um excelente produtor localizado em Albenaa. O vinho que leva o seu nome é feito de uvas colhidas à mão, e o resultado é um produto elegante, de alta qualidade e de sabor forte. O branco é delicado e delicado, enquanto o vermelho é concentrado e estruturado.
Malhadinha – Herdade da Malhadinha Nova
A Herdade da Malhadinha Nova em Albernôa cobre 450 hectares e inclui uma moderna adega, um hotel de charme e um delicioso restaurante. A base da marca, Malhadinha, foi cuidadosamente selecionada e desenvolvida em conjunto com castas cuidadosamente selecionadas, apresentando um aroma complexo e pleno sabor. Tem o calor e a generosidade típicos do Alentejo, e é muito elegante.
Monte Velho – Esporão
A Herdade do Esporão é conhecida em todo o mundo pelos seus deliciosos vinhos e azeites. Situa-se perto de Évora, principal cidade do Alentejo, e utiliza um sistema de produção biodinâmico para evitar os maiores danos ao solo. Monte Velho é um vinho versátil produzido há 25 anos. Tem um sabor equilibrado e gourmet, é fabricado de acordo com as tradições do Alentejo, utilizando apenas uvas locais. Muita gente diz que este é o Alentejo numa tigela!
Pêra-Manca – Cartuxa
Fale do vinho do Alentejo, sem falar da Pêra-Manca, que é considerada uma das melhores do mundo. É famosa por ser uma bebida encorpada, complexa e elegante, e é muito original: sua produção não ultrapassa 30.000 garrafas. Cartuba, também situada nos arredores de Évora, conservou a sua rica memória arquitectónica e histórica na sua propriedade, já há muitos séculos.
Rio dos Patos – Herdade do Sobroso
Numa paisagem ímpar junto ao Rio Guadiana, a Herdade do Sobroso possui 1.600 hectares de terreno e é uma das vinhas mais plantadas da região. Rio dos Patos homenageia a história e tradição vitivinícola da região do Guadiana há mais de 2.000 anos. É feito a partir de uvas colhidas à mão e apresenta uma cor branca fresca e elegante e uma cor vermelha forte e vibrante.
Vila Santa – João Portugal Ramos
O nome Vila Santa remete para o célebre “Milagre das Rosas”, estrelado pela Rainha Isabel de Estremoz, e é o primeiro vinho do projecto pessoal de João Portugal Ramos. As uvas são colhidas manualmente, e o tinto é tradicionalmente percorrido a pé para produzir um vinho carnudo, poderoso e completo. O branco tem um sabor complexo e excelente frescura mineral.